Microsoft diz que Sam Altman ainda pode voltar para a OpenAI

Microsoft diz que Sam Altman ainda pode voltar para a OpenAI

Daqui a pouco a Netflix compra os direitos dessa história para produzir um filme ou uma série de tantas reviravoltas que ela tem. A repentina saída de Sam Altman da OpenAI e sua ida para a Microsoft pode estar prestes a ganhar um novo capítulo: seu possível retorno à companhia de IA que ele mesmo ajudou a fundar. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, discutiu essa hipótese em uma entrevista recente à CNBC.

Leia também
7 curiosidades sobre a OpenAI, a criadora do ChatGPT
OpenAI: Mais de 700 funcionários ameaçam ir trabalhar na Microsoft se diretores não renunciarem

Sam Altman pode voltar “a qualquer momento”

Durante a conversa com o jornalista Jon Fortt, Nadella explicou: “Estamos comprometidos com OpenAI e Sam, independentemente de qual configuração. […] A Microsoft escolheu fazer essa parceria com a empresa e obviamente isso depende das pessoas permanecerem lá ou virem para a Microsoft. Estou aberto a ambas as opções”, disse ele na segunda-feira (20).

Esses comentários de Nadella parecem dar peso aos boatos de que as negociações entre a Microsoft e Altman ainda estão em andamento. Uma matéria do The Verge observou a ausência do nome de Altman no diretório corporativo da gigante de Redmond.

Se a contratação de Altman pela Microsoft estivesse completa, um anúncio interno já teria sido feito aos funcionários da empresa, apresentando Altman como o novo CEO da divisão de pesquisa avançada em IA.

Por outro lado, Ilya Sutskever, cientista-chefe e membro do conselho da OpenAI, recentemente mudou sua posição em relação à saída de Altman. No entanto, ele enfrenta o desafio de convencer outros três membros do conselho a reconsiderarem a decisão, potencialmente permitindo que Altman reassuma seu papel na empresa.

Ou seja, tudo isso leva a crer que Sam Altman tem um acordo verbal com Satya Nadella, mas como ainda nutre a esperança de reverter a situação, a sua contratação ainda não foi definitivamente selada.

Funcionários também estão insatisfeitos

Funcionários OpenAI

É relevante mencionar que Greg Brockman, cofundador da OpenAI, também foi removido de seu posto como presidente do conselho na sexta-feira passada (17). Importante ressaltar que Altman também ocupava uma posição importante no conselho dessa organização até então sem fins lucrativos.

Após a saída abrupta de Altman, Mira Murat, diretora de tecnologia da OpenAI, assumiu temporariamente a liderança até que Emmett Shear, cofundador da Twitch, fosse nomeado CEO interino na manhã da última segunda-feira (20).

No entanto, a nomeação de Shear causou divisões entre os funcionários. Alguns supostamente recusaram-se a participar de uma reunião de emergência com Shear, reagindo ao convite com um emoji do dedo do meio.

Emmett Shear
Emmett Shear noa foi muito bem recebido pelos funcionários da OpenAI

Além disso, uma carta assinada por mais de 700 dos 770 colaboradores da OpenAI apela pelo afastamento do conselho atual e pelo retorno de Altman. Eles ameaçam sair da empresa e se juntar a Altman na Microsoft se suas demandas não forem atendidas.

Os funcionários alegam falta de transparência nas razões para a demissão de Altman, citando somente que houve falhas na comunicação com o conselho, levando a uma perda de confiança. Entretanto, uma das primeiras ações de Shear como CEO interino é planejar uma investigação independente sobre a saída do antigo CEO, além de prever uma reestruturação das equipes de gestão e liderança da empresa nos próximos 30 dias.

Assistindo de camarote essa briga entre o conselho diretor da OpenAI e Sam Altman e demais funcionários está Satya Nadella, que obviamente torce pela briga, pois a Microsoft pode sair ganhando muito com isso.

Fontes: TechCrunch e The Verge

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X