O jornalista Jez Corden, do Windows Central, publicou um artigo em que ele expôs sua visão sobre o panorama de algumas estratégias que a Microsoft vem adotando visando dinheiro no curto prazo, mas que, ao mesmo tempo, também representa danos de longo prazo a produtos importantes, como Windows, Surface, e até mesmo ao Xbox.
O lucro acima do cliente fiél
Corden pontua que a companhia gerida por Satya Nadella vem adotando uma série de decisões visando um aumento na lucratividade que tem se tornado problemática para q companhia. Panorama que não é algo de momento. Corden relembra decisões do passado da empresa, como a morte do Windows Phone, deixando de bandeja Google e Apple comandarem o mercado mobile. O próprio Bill Gates assumiu em entrevista que perder a batalha para o Android foi seu grande erro de gestão na Microsoft.
Corden faz um mea culpa e assume que viu na Microsoft, com base em discursos antigos de Nadella, uma empresa que poderia ser uma grande corporação que investe primeiro em responsabilidades sociais, nos funcionários e na satisfação do cliente. “Lamento minha ingenuidade, mais importante, lamento pelos clientes, parceiros e funcionários que a Microsoft trata como algo secundário. A Microsoft agora é uma empresa míope, onde parece que todos os movimentos estão centrados na busca de lucro, diz o jornalista.
A descaracterização do Xbox
Na matéria, Corden classifica como pura insanidade os anúncios no menu iniciar do Windows 11, e diz que a atual estratégia da empresa com o Xbox causará danos irreparáveis.
“Há algum tribalismo da guerra de console em certos cantos, mas há muitos motivos legítimos para se preocupar com isso se você é um cliente atual do Xbox. É lógico que mover seus jogos exclusivos como Halo, Gears ou Forza para o PlayStation elimina o motivo de comprar um console Xbox. Se você eliminar os motivos para comprar um console Xbox, estará mais uma vez entregando as chaves do seu futuro a outras plataformas, um problema que a Microsoft tem agora com o Google e a Apple.
Com essa estratégia em curso, Corden diz que o Xbox pode se transformar apenas num publisher, inteiramente isso. “Algo que impacta na identidade. Mas talvez essa seja a ideia, acrescenta”.
Segundo a perspectiva defendida por Corden, a Microsoft está arriscando completamente a confiança de um público que conseguiu posicionar o Xbox no mercado ao longo dos anos. O jornalista também frisa que há um desconforto interno. Uma ala da empresa é reticente a certas estratégias, mas se depender de Nadella o caminho já está definido.
“Levaremos grandes jogos para mais pessoas em mais dispositivos”, declaracão de Nadella em abril, comemorando os bons resultados financeiros ao levar games do Xbox para o PlayStation.
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