Pesquisadores da Microsoft desenvolveram o primeiro modelo de linguagem de IA feito especificamente para planilhas. A tecnologia é capaz de ler e interpretar planilhas, automatizando tarefas e concedendo ao usuário mais controle sobre os documentos com grandes bases de dados. Essa LLM, modelo de linguagem de larga escala, se chama SpreadsheetLLM e pode ser integrada em plataformas de inteligência artificial já existentes, como o ChatGTP e o CoPilot, da própria Microsoft.
Tecnologia também podem ser integrada ao Excel
Segundo os pesquisadores envolvidos no projeto, o SpreadsheetLLM também poderia ser integrado aos serviços de leitura de planilhas, como o famoso Excel. A LLM está totalmente ambientada com as característica e estrutura das planilhas, entendendo perfeitamente funções como linhas, colunas e todos os formatos de fórmulas.
Segundo um relatório da Microsoft em conjunto com o Linkedin, considerando a participação de usuários em 31 países, 75% das pessoas já usam IA no trabalho. Tecnologias como o SpreedsheetLLM podem auxiliar ainda mais os usuários no ambiente profissional, automatizando tarefas que demandariam muito tempo para serem concluídas no modo tradicional.
Além da LLM, os pesquisadores desenvolveram um método para reduzir o tamanho das planilhas, garantindo um modo de leitura mais efetiva. Segundo o artigo acadêmico referente ao estudo, os resultados foram 78,9% melhores com o uso desse compressor.
Por enquanto, essa LLM não tem data para ser liberada, e está apenas no ambiente de testes interno da Microsoft.
Deixe seu comentário