A última atualização do tradicional Patch Tuesday, lançado mensalmente pela Microsoft, deixou os gamers irritados, pois essa versão afetava consideravelmente o desempenho de jogos no Windows 10.
No mês passado, o Patch Tuesday trouxe a atualização cumulativa KB5000842 e em abril chegou a atualização KB5001300 para o Windows 10 20H2. Usuários reportaram problemas no desempenho de jogos em PCs com uma das duas atualizações.
Com problemas na estabilidade da taxa de quadros (FPS), travamentos aleatórios na reprodução de jogos e falhas no V-Sync, a Microsoft esteve no centro de uma polêmica desde o lançamento da atualização KB5000842.
Leia mais: Atualização do Windows 10 causa queda na taxa de FPS
Na última quinta-feira (22), a Nvidia lançou um comunicado aconselhando os usuários de suas placas de vídeo a removerem a atualização, retrocedendo para versão anterior do Patch Tuesday.
Contudo, no dia seguinte (sexta-feira/24), a Microsoft lançou uma correção para esse problema. A empresa comenta as alterações nas notas da atualização, afirmando estar ciente dos problemas relatados por “um pequeno número de usuários” sobre o desempenho dos jogos após a atualização KB5000842.
Desse modo, a empresa corrigiu o problema através da ferramenta Known Issue Rollback (KIR), que foi lançada para corrigir bugs em atualizações do Windows automaticamente. A ferramenta, basicamente, consegue alterar partes do patch, removendo os bugs sem a necessidade de ativação pelo usuário ou a desinstalação completa da atualização.
A Microsoft informou que serão necessárias 24 horas após o lançamento da correção para que as alterações possam ter efeito. Reiniciar o computador pode acelerar o processo, segundo a Microsoft.