Nesta quinta-feira (21) a Microsoft confirmou oficialmente a data de lançamento do seu assistente baseado em IA generativa, o Copilot. Ele será apresentado ao público no dia 26 de setembro, terça-feira da próxima semana. A notícia foi compartilhada em um evento oficial.
Leia também
Paint ganhará função para remover fundo de imagens no Windows 11
Windows 11: Bloco de Notas e Ferramenta de Captura ganharão funções bem interessantes
Suporte nativo para arquivos RAR
A chegada do Copilot coincide com a nova versão do Windows 11 (22H2). E o assistente virtual com inteligência artificial não será a única novidade, embora seja a mais aguardada. Com o Windows 11 (23H2) a Microsoft introduzirá finalmente a capacidade de lidar nativamente com arquivos comprimidos, incluindo formatos como RAR e 7-Zip.
Embora essa funcionalidade tenha sido anunciada em maio, até agora estava disponível somente nas edições beta do Windows 11. O tempo do anúncio para o lançamento geral foi de apenas alguns meses. Quase nada se comparado com as quase três décadas para a Microsoft implementar o suporte para arquivos compactados.
De qualquer maneira, durante a conferência da Gigante de Redmond, o destaque mesmo foi a data de estreia do Copilot, marcada para 26 de setembro. Apresentado inicialmente em maio, o assistente digital tomará o lugar da Cortana, que inclusive já foi até descontinuada no mês passado (descanse em paz, Cortana).
Detalhes sobre o Microsoft Copilot
Para acessar o Microsoft Copilot você deve clicar no canto inferior direito do Windows 11, mesmo local onde ficam as informações de data, hora, conectividade e ajustes de áudio. Ele surge como um painel lateral, possibilitando gerenciar as configurações de um computador, ativar programas ou apenas esclarecer dúvidas.
Além disso, o Microsoft Copilot está integrado em todo o sistema. Na apresentação, executivos da Microsoft exibiram como o Copilot pode ser usado para compor mensagens baseadas em informações do calendário, funcionalidades de na vegação no Outlook, entre outros recursos.
Uma adição interessante ao Copilot é a habilidade de reconhecer equações matemáticas e textos escritos com a caneta Surfaces Pen da Microsoft. A funcionalidade parece promissora, mas em demonstrações controladas é fácil de impressionar. Quero ver no mundo real. Por isso, a expectativa gira em torno da data de lançamento para vermos todas as suas capacidades.
A edição empresarial do Copilot estará disponível a partir de 1º de novembro. Esse serviço terá um custo adicional, não estando incluído nas assinaturas padrão. Conforme divulgado em julho, a utilização do Copilot no pacote Microsoft 365 terá um valor de US$ 30 por indivíduo, equivalente a R$ 147,30.
Demais novidades que virão no Windows 11 22H2
Mas nem só de Microsoft Copilot vive a próxima atualização do Windows 11. O Explorador de Arquivos também recebeu atenção dos desenvolvedores. Ele foi atualizado com um design mais moderno, apresentando miniaturas ampliadas e um carrossel para arquivos recentes, harmonizando com o design do Windows 11.
O aplicativo de Backup do Windows também ganhará novidades. A partir de agora ele facilitará a transição para um novo PC, aplicando configurações via backup na nuvem e restaurando automaticamente os aplicativos da Microsoft Store. Além disso, todas as configurações que você aplicou no PC antigo, bem como os apps fixados na barra de tarefas, também serão migradas para o novo PC.
A Ferramenta de Recorte, por sua vez, agora possui uma função de cópia de texto de capturas de tela, similar ao encontrado em Android e iOS. Além disso, a Microsoft introduziu uma opção para ocultar automaticamente e-mails e números nas imagens.
Por fim, no aplicativo Fotos do Windows 11, uma nova funcionalidade permite desfocar o fundo das imagens, com opções de personalização do efeito, como intensidade e áreas onde ele deve ser aplicado.
Fonte: The Verge
Deixe seu comentário