A Microsoft confirmou que um bug no Windows 10 está afetando o rendimento dos processadores Ryzen da AMD. O problema está na má interpretação dos múltiplos núcleos do processador, assim como a Intel, com a tecnologia Hyper-Threading, o Ryzen conta com núcleos físicos, e os virtuais, chamado de Threads, o Windows 10 está tirando proveito somente dos núcleos reais. O sistema está identificando todos os núcleos do Ryzen como físicos, e não está fazendo a atribuição de tarefas de acordo com os núcleos, isso está causando uma diminuição significativa no desempenho. Além da falta de otimização, esse bug pode ser a causa da inferioridade do Ryzen em testes de jogos quando comparado com os chips da Intel.
Além dessa questão dos núcleos o Windows 10 também não está identificando corretamente o cache do Ryen. O sistema está atribuindo 136 MB de cache quando na verdade a CPU tem 20 MB.
Através do Twitter, a Microsoft se manifestou sobre o problema, dizendo “que um novo processador high-end significa novos bugs para neutralizar. Vamos dar uma olhada nisso e traremos novas informações em futuros updates.”