Microsoft começa a “matar” a Cortana no Windows 11

Microsoft começa a “matar” a Cortana no Windows 11

A era da Cortana, a assistente virtual da Microsoft, parece estar chegando ao fim no Windows 11. Recentemente, usuários do Insider Program do Windows 11 foram surpreendidos com uma mensagem ao abrir o aplicativo da Cortana, informando que o programa está descontinuado. Nos próximos parágrafos dou mais detalhes sobre essa história.

Leia também
Ferramenta de IA Microsoft 365 Copilot tem seu preço revelado
Google, Microsoft e OpenAI se unem para garantir desenvolvimento responsável da IA

Cortana já foi desativada nos canais Dev e Canary

A Cortana, que foi pioneira como assistente virtual no sistema operacional da Microsoft, não será mais uma característica autônoma do Windows 11. Esta decisão vem após a Microsoft ter confirmado, há dois meses, que a Cortana seria descontinuada como aplicativo independente.

imagem 2023 08 03 171421760

Atualmente, a desativação está sendo implementada através de uma atualização na Microsoft Store. Mas apenas para os usuários do Insider Program nas versões Dev e Canary. Espera-se que a Cortana seja desativada em outros canais do Insider em breve e, posteriormente, para todos os usuários do Windows 11 ainda este mês.

Ainda não está claro se a Cortana estará presente na próxima atualização do Windows 11 23H2, prevista para setembro ou outubro deste ano.

Windows Copilot será o substituto da Cortana

Ao acessar o aplicativo após a atualização, os usuários são recebidos com uma mensagem que destaca a descontinuação da Cortana como aplicativo independente no Windows. No entanto, a Microsoft esclareceu que essa mudança afetará apenas a Cortana no Windows. Versões da assistente em outros produtos da Microsoft, como Outlook mobile e Microsoft Teams, permanecerão ativas por enquanto.

digital agro microsoft copilot

A Microsoft já tem planos para o futuro, com o Windows Copilot pronto para assumir o lugar da Cortana. O Copilot, desenvolvido com a tecnologia do ChatGPT, promete ser um assistente virtual baseado em IA mais centralizado e eficiente para os usuários. Mesmo que a empresa tenha inicialmente negado que o Copilot substituiria a Cortana, agora está claro que o novo assistente será a evolução da antiga assistente virtual.

E, convenhamos, a Cortana não vai deixar muitas saudades. A assistente virtual nunca foi usada massivamente pelos usuários, mas, sem dúvida alguma, ela foi muito importante para pavimentar o caminho para o Windows Copilot, que conta com a ajuda de LLMs muito poderosas, como O GPT-3, 3.5 e 4.

Cortana surgiu ainda no Windows Phone 8.1

A trajetória da Cortana começou em 2014 com o Windows Phone 8.1. Apesar dos esforços da Microsoft para promovê-la, a Cortana não conseguiu competir com assistentes digitais rivais como Siri, Amazon Alexa e Google Assistant.

maxresdefault 1

Com o anúncio do Windows 11 em 2021, a Microsoft já havia sinalizado que a Cortana não seria mais uma parte integrante da experiência de inicialização do sistema e não estaria fixada na barra de tarefas.

O Windows Copilot, por outro lado, promete ser mais funcional e integrado, utilizando a linguagem de modelo grande (LLM) GPT-4, a mesma tecnologia por trás do Bing Chat e do ChatGPT. Com mais integrações e a capacidade de usar as APIs da OpenAI, o Copilot tem tudo para superar as capacidades da Cortana e ser muito mais usado pelo usuário comum.

Fonte: XDA Developers

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X