Imagina ter o seu Windows completamente bloqueado e sequestrado, sem poder ter acesso a nada no seu computador? É exatamente isso que está acontecendo com algumas vítimas de um malware perigoso que continua se espalhando.
O bloqueio acontece sem aviso prévio e o malware pode ser instalado através de links suspeitos, mas até o momento não se sabe exatamente como tudo isso acontece. Confira mais detalhes.
Leia também:
Cibercriminosos estão espalhando malwares nas redes sociais disfarçados de ferramentas de IA
Cibercriminosos usam redes Wi-Fi públicas para roubar dados e distribuir malware
Um malware que bloqueia completamente o PC
Muitos usuários já estão postando sua situação no Reddit. Os relatos revelam que tudo começa quando o usuário tenta ligar seu computador com o Windows. Primeiro, já na tela de login para colocar a sua senha, aparece uma mensagem no lugar do nome de usuário, entre o avatar e a caixa para colocar a senha, com os dizeres “Microsoft Blocked” (ou Microsoft Bloqueada).
Depois, quando o usuário tenta colocar sua senha, o sistema informa que ela está incorreta, o que deixa claro que o computador foi infectado pelo malware. Esse tipo de software malicioso tem o objetivo justamente de atacar a conta pessoal daquele computador, e para isso ele a remove completamente.
A infecção pode acontece de várias formas diferentes, e uma delas é ao fazer download de um programa que não é confiável ou abrir um arquivo de e-mail suspeito.
Esse tipo de ataque é conhecido como “sequestro” do computador, e não apenas o sistema operacional que é afetado, como todos os dados armazenados no dispositivo. Inclusive, em muitos casos eles até mesmo pedem um resgate, ou seja, exigem que o usuário pague uma quantia para ter a senha de acesso de volta e assim recuperar o controle do computador.
Como se proteger?
Infelizmente, mesmo com o conhecimento da praga, resolver a situação ainda não é uma tarefa muito simples. Em grande parte dos casos é preciso que alguém tenha conhecimentos avançados de TI e use programas que são especializados para remover malware e recuperar dados.
Por isso, muitos usuários do Windows 10 que foram vítimas desse malware estão enfrentando grandes dificuldade para resolver o problema. Até o momento a melhor forma de se proteger é tomando algumas medidas de precaução.
Tenha cuidado com links, principalmente os enviados por e-mails suspeitos ou encontrados na internet em sites e fóruns que são desconhecidos. Além disso, quando for baixar programas, sempre faça isso de sites e plataformas que já são conhecidos e confiáveis.
É importante manter o sistema e o antivírus sempre atualizados para evitar vulnerabilidades. Uma dica interessante também é fazer backups regulares dos seus dados já que, caso algo aconteça no computador, você pode restaurar os arquivos de forma mais fácil.
Deixe seu comentário