A Microsoft apresentou durante o evento #MicrosoftEDU, em Nova York, o Windows 10 S, uma versão do seu sistema mais recente voltado para notebooks com a mesma proposta dos Chromebooks que rodam o Chome OS. O Windows 10 S visa abraçar o setor educacional, que acabou sendo dominado no mercado americano pelo Google com o Chromebook. Os dispositivos equipados com essa versão do Windows 10 custarão a partir de US$ 189, e estarão disponíveis no terceiro trimestre de 2017.
A companhia diz que o Windows 10 S é bem leve, rápido e que o impacto no consumo de energia do dispositivo é mínimo. As aplicações que poderão ser utilizadas são as disponíveis na Windows Store, tanto UWP quanto Win32 portados para a loja. A interface e o menu iniciar são os mesmos do Windows 10 convencional.
O processo de replicar o Windows S no inventário de computadores de uma escola será simplificado, já que a imagem do sistema pode ser transferida para uma unidade USB guardando as definições de instalação.
As escolas que utilizam o Windows 10 S e que por alguma eventualidade tenham que rodar programas fora da Windows Store poderão migrar gratuitamente para o Windows 10 Pro. Para demais empresas o valor da licença será US$ 50.
Os fabricantes que irão lançar notebooks equipados com o Windows 10 S que serão lançados no terceiro trimestre do ano incluem Acer, ASUS, Dell, Fujitsu, HP, Samsung e Toshiba.