A Microsoft lançou betas de softwares relacionados ao seu programa de virtualização. Empresas e organizações em geral com várias máquinas virtuais rodando Windows podem testar os novos produtos. O App-V está indo para a quinta versão, e o UE-V é uma nova ferramenta adicionada ao grupo.
O UE-V (User Experience Virtualization) é destinado a grandes quantidades de instalações de Windows. Ele sincroniza preferências e configurações entre todos os desktops virtualizados.
A ideia pode lembrar o conceito dos perfis em “roaming” do antigo Windows NT 4, mas há grandes diferenças. Os perfis em roaming do NT 4 eram carregados no logon e salvos no logoff. Com o UE-V o processo é gerenciado o tempo todo, possibilitando a sincronização das configurações ao fechar um aplicativo. Ao abri-lo em outra máquina ele já carregará as opções sincronizadas.
Há modelos (templates) fornecidos para o Office 2010, Internet Explorer, os aplicativos básicos que vêm com o Windows e preferências simples, como papel de parede e cores das janelas. O UE-V inclui uma ferramenta de geração de novos templates que monitora o uso dos aplicativos desejados, identificando quais arquivos e chaves do registro eles alteram para localizar onde salvam suas opções. O uso não é tão simples de imediato, mas depois de configurado tudo deve funcionar confortavelmente.
O App-V 5.0 por sua vez tem um console de gerenciamento web aprimorado. Agora ele suporta recursos do Windows 7 e 8, incluindo o novo Windows To Go (este recurso permite criar um pendrive com uma imagem live do Windows 8, sendo de uso restrito para usuários corporativos).
O App-V também traz facilidades para linkar aplicações virtualizadas, como o Outlook 2010 e Lync. O Outlook pode mostrar o status dos usuários no Lync, por exemplo. A comunicação entre os programas por meio do App-V 5.0 ficou mais simples.
Links de download:
É necessário responder a uma pesquisa. Estes programas não são destinados a usuários domésticos.