É inegável a soberania de sistemas baseados em Linux no setor corporativo, principalmente para atender casos de suma importância como os relacionados ao gerenciamento de data centers. Tendo isso como base, a Microsoft resolveu investir no Azure Cloud Switch, que é a sua própria distribuição baseada em Linux voltado para soluções multi-plataforma.
Através de um comunicado em seu blog oficial, a Microsoft diz que o novo sistema permite depurar, testar e corrigir erros de software de forma muito mais rápida e dinâmica. O Azure Coud Switch havia sido apresentado pela primeira vez em agosto durante a conferência SIGCOMM da Microsoft, e durante a demonstração a companhia garantiu que tudo funcionou perfeitamente com diferentes modos de implementação, além de diversos equipamentos com uma boa variedade de fabricantes.
Outro ponto que a Microsoft ressalta em relação ao Azure Coud são as melhorias em relação ao gerenciamento de switches em um data center, já que os aparelhos com o servidor Apache serão identificados pelo Azure como um servidor Windows.
“O ACS também nos permite compartilhar o mesmo stack de software através do hardware de múltiplos vendedores de switches. Isso é feito pela especificação Switch Abstraction Interface (SAI), a primeira C API open-standard para programação de ASICs que trocam de redes, do Open Compute Project (OCP). A Microsoft foi um membro fundador do SAI e se mantém como contribuinte líder do projeto, uma vez que enxergamos a SAI como uma peça instrumental para fazer do ACS um sucesso.”, disse Kamala Subramanian, diretora arquiteta do projeto
Por enquanto o projeto ainda continua em desenvolvimento e a Microsoft não divulgou quando o tornará público.