Microsoft anuncia recursos de Inteligência Artificial para o Office

Microsoft anuncia recursos de Inteligência Artificial para o Office

A Microsoft revelou nesta quinta-feira (16) o Microsoft 365 Copilot, uma solução de inteligência artificial (IA) que promete revolucionar a forma como trabalhamos. Projetado para ser o copiloto de trabalho, essa nova ferramenta utiliza modelos avançados de linguagem e integração com o ecossistema Microsoft 365 para otimizar a produtividade e a criatividade dos usuários.

A IA é uma das grandes tendências tecnológicas da atualidade. Disso não há dúvidas. E o Microsoft 365 Copilot representa um avanço significativo nessa área. Integrado a aplicativos populares como Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams e outros, o Copilot ajuda a desbloquear a produtividade e aprimorar habilidades, permitindo que os usuários se concentrem no que realmente importa.

Leia também
Pacote de produtividade Office agora passa a se chamar Microsoft 365
13 curiosidades sobre a inteligência artificial

Copilot irá melhorar a produtividade e a criatividade

Uma das novidades é o Business Chat, que funciona em conjunto com o modelo de linguagem, os aplicativos Microsoft 365 e os dados do usuário. Essa inovação permite que os usuários deem comandos em linguagem natural para facilitar a comunicação e a colaboração. Por exemplo, você pode pedir ao Copilot para atualizar sua equipe sobre a estratégia do produto com base em reuniões e conversas recentes.

O Copilot foi projetado para dar mais controle ao usuário, que decide o que manter, modificar ou descartar. Com essa ferramenta, é possível ser mais criativo no Word, mais analítico no Excel, mais expressivo no PowerPoint, mais produtivo no Outlook e mais colaborativo no Teams.

Além disso, o Copilot promete melhorar as habilidades dos usuários. Com comandos em linguagem natural, é possível acessar funções antes pouco exploradas nos aplicativos Microsoft 365. E isso é bem legal! Uma vez eu fiquei boquiaberto com um profissional em Excel. Ele usou comandos e fórmulas que eu nem sequer sabia que existiam. Talvez usar tais comandos seja mais fácil com o auxílio da inteligência artificial.

E essa é apenas a ponta do iceberg, já que o Copilot foi desenvolvido para aprender novas habilidades e se adaptar a novos domínios e processos.

Aplicações práticas do Microsoft 365 Copilot

A Microsoft apresenta o Copilot como uma ferramenta multifuncional capaz de elevar a criatividade, produtividade e habilidades dos usuários em aplicativos populares. Por exemplo, no PowerPoint, ele auxilia na criação de apresentações a partir de documentos pré-existentes, gerando slides de maneira inteligente.

Já no Word, o Copilot possibilita a criação de rascunhos para evitar a angústia de encarar uma página em branco, proporcionando um ponto de partida para o desenvolvimento de textos. No Excel, a ferramenta analisa tendências em dados e cria visualizações profissionais em questão de segundos.

Quanto à produtividade, o Copilot promete otimizar o gerenciamento de e-mails no Outlook, reduzindo o tempo gasto na organização da caixa de entrada. Além disso, ele facilita a anotação e sugestão de ações durante chamadas no Teams, automatiza tarefas repetitivas e auxilia na criação de chatbots e aplicativos no Power Platform.

No que diz respeito às habilidades, o Copilot permite que os aplicativos do Microsoft 365 realizem tarefas com base em comandos simples, escritos em linguagem natural. Comandos como “adicionar animação a este slide” ou “inserir uma tabela” são facilmente compreendidos e executados pela ferramenta, que disponibiliza milhares de comandos úteis para os usuários. Essa abordagem simplifica a interação com os aplicativos, tornando-os mais acessíveis e eficientes para usuários de diferentes níveis de habilidade

Copilot System leva a inteligência artificial para além do ChatGPT

A Microsoft ainda destaca que o Copilot System, responsável por estes novos recursos, vai além do ChatGPT. O sistema integra vários modelos extensos de linguagem ao Microsoft 365 e Microsoft Graph. O GPT-4 é apenas um deles.

Desenvolvido especialmente para grandes empresas, o Copilot System diferencia-se por sua capacidade de ser treinado com dados específicos da companhia. Isso inclui documentos, contatos, e-mails, entre outros. Tudo isso garante respostas mais precisas e habilidades personalizadas.

Essa aposta da Microsoft nos modelos de linguagem não se limita apenas ao Microsoft 365. Vale lembrar que o Bing também incorpora o GPT-4. Recentemente, o Bing Chat tornou-se acessível a todos os usuários sem necessidade de espera.

Fonte: Microsoft

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X