Microsoft anuncia demissão de mil funcionários do setor de realidade mista

Microsoft anuncia demissão de mil funcionários do setor de realidade mista

A Microsoft anunciou recentemente uma reestruturação significativa em sua divisão de Realidade Mista, resultando em demissões de funcionários dessa área, conforme relatado pela CNBC.

Apesar dessas mudanças, a empresa continuará a vender o headset de realidade aumentada (AR) HoloLens 2, um dispositivo crucial produzido por esse departamento.

Leia também:

Microsoft está preocupada com possível acordo entre Apple e OpenAI
Navegador Microsoft Edge fica até 76% mais rápido em computadores básicos

Microsoft e o futuro do Hololens 2

Um porta-voz da Microsoft afirmou à CNBC por e-mail que a empresa continua totalmente comprometida com o programa IVAS (Integrated Visual Augmentation System) do Departamento de Defesa dos EUA.

Este programa utiliza o HoloLens para melhorar a consciência situacional no campo de batalha, oferecendo tecnologia de ponta para apoiar os soldados. A empresa também continuará a investir no W365, com o objetivo de alcançar um ecossistema mais amplo de hardware de Realidade Mista. Além disso, a Microsoft revelou que vai continuar a vender o HoloLens 2 manterá o suporte aos clientes e parceiros do dispositivo.

Hololens 2 sendo usado pelo Departamento de Defesa dos EUA

O HoloLens 2 tem sido uma peça chave no arsenal de tecnologia da Microsoft, especialmente no setor de defesa, e por isso tem sido usado principalmente no Departamento de Defesa dos EUA. Recentemente, a empresa lançou uma versão modificada do HoloLens chamada IVAS, que visa reduzir a náusea, a fadiga ocular e outros problemas para os usuários, especialmente em ambientes de alta intensidade, como o campo de batalha.

Mudanças estratégicas resultam em demissões em massa

A reestruturação do departamento de Realidade Mista da Microsoft era esperada, especialmente após a empresa ter descontinuado o Windows Mixed Reality no Windows 11 em dezembro de 2023.

Na época, a Microsoft afirmou que essa mudança não afetaria a divisão do HoloLens. No entanto, essa recente reestruturação faz parte de uma mudança mais ampla dentro da empresa, que resultou na demissão de 1.000 funcionários em várias divisões. Em janeiro de 2024, a empresa já havia demitido quase 2.000 funcionários de sua unidade de jogos, além de mais de 10.000 demissões no ano passado.

A medida da Microsoft reflete uma tendência da indústria em se afastar do metaverso e se concentrar mais na inteligência artificial (IA). Esse redirecionamento estratégico também foi adotado pela Meta, um dos maiores defensores da AR. O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, afirmou no ano passado que o desenvolvimento de IA é agora o “maior investimento único” da empresa.

As recentes mudanças na Microsoft indicam uma nova direção para a empresa, com um foco renovado em IA, enquanto continua a apoiar e desenvolver tecnologias de Realidade Mista como o HoloLens 2. Essas mudanças são parte de um ajuste estratégico mais amplo na indústria tecnológica, que está cada vez mais voltada para a IA como o futuro da inovação.

Fonte: engadget

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X