Microsoft, Adobe, BBC e outras empresas criam coalizão para combater fake news

A Microsoft anunciou ontem (22) a criação de uma coalização, em parceria com outras empresas influentes da indústria tech, como Adobe, Arm, Intel, Truepic, bem como veículos de mídia, como a BBC, para combater as fake news e a desinformação.

A Coalizão para Autenticidade e Proveniência de Conteúdo (C2PA) é um projeto da Joint Development Foundation que surge para chamar atenção das pessoas ao perigo da desinformação e fraude no ambiente online.

Os membros fundadores, de acordo com a nota lançada pela Microsoft, buscam “estabelecer uma solução padronizada com o intuito de combater conteúdos com informações enganosas.”

Dana Rao, Conselheiro Geral e executivo da Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo da Adobe, afirma que a empresa se orgulha ser um dos membros fundadores do C2PA, junto de outras grandes corporações, como a Microsoft e a Intel.

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A Joint Development Foudantion é uma organização que reune empresas de tecnologia para criarem especificações e padrões técnicos. Créditos: Joint Development Foudation

De acordo com ele, com a expertise coletiva desse grupo, “será possível acelerar o difícil trabalho de reconquistar a confiança do público acerca dos conteúdos online.”

Empresas desenvolverão um novo padrão de identificação

Segundo a dona do Windows, os membros da C2PA irão trabalhar juntos para desenvolver especificações de proveniência de conteúdo para tipos e formatos comuns de ativos para permitir que editores, criadores e consumidores “consigam rastrear a origem e a evolução de arquivos de mídia, incluindo imagens, vídeos, documentos e áudios.”

Essas especificações técnicas irão incluir definições sobre a associação de tal informação com cada tipo de ativo, ou seja, sobre como tal informação é apresentada e armazenada e como as evidências de adulteração podem ser identificadas.

O padrão aberto que a C2PA irá criar dará às plataformas um método de preservar e identificar a proveniência de conteúdos digitais.

Por esse padrão ter um código aberto, qualquer plataforma online poderá adotá-lo, e a Microsoft afirma que ele será super importante para aumentar o nível de confiança da internet.

A Microsoft afirma que a colaboração com fabricantes de chips (Intel e Arm), veículos de notícias (BBC) e empresas de software (Adobe e Truepic) é fundamental para facilitar a criação de padrão compreensivo de proveniência, além de impulsionar uma adoção maior da ferramenta em todo o ecossistema de conteúdo.

Ferramentas da Microsoft/BBC e Adobe serão a base da organização

A formação do C2PA unirá a Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo (CAI) da Adobe ao Projeto Origin, parceria da Microsoft com a BBC, englobando os aspectos técnicos de ambos em uma “única entidade”.

O CAI está desenvolvendo um sistema para fornecer informações de proveniência e histórico às mídias digitais, dando aos criadores uma ferramenta para reivindicar a autoria e, de acordo com a Microsoft, “empoderar as pessoas para avaliar a confiabilidade daquilo que estão consumindo.”

Em outras palavras, o CAI, divulgado no final do ano passado, serve para combater um mal que a própria Adobe ajudou a criar, verificando a autenticidade de imagens.

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A ferramenta CAI (Content Autencicy Initiative) identificando a origem de uma foto manipulada pelo Photoshop. Créditos: Adobe

O Projeto Origin foi criado para produção e distribuição de notícias, focando em combater a desinformação no ecossistema do jornalismo digital, incorporando sinais em uma peça de conteúdo para “demonstrar sua integridade e fazer com que essa informação fique disponível ao público.”

Portanto, com a fundação da C2PA, “padrões técnicos de ambos projetos serão unificados, enquanto as duas entidades irão trabalhar para viabilizar a adoção da ferramenta em suas respectivas comunidades.”

O trabalho do Projeto Origin, para desenvolver um canal de sinalização, certificação e rastreio do histórico de conteúdos noticiários, com a ferramenta de autenticação do CAI, aliado ao Truepic, que possui uma tecnologia patenteada para verificar a autenticidade de fotos capturadas por smartphones, é a base do C2PA.

Truepic será essencial no combate às fraudes em arquivos de mídia

A tecnologia do Truepic é baseada em nuvem e entrega os resultados em tempo real.

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Resultado do Truepic após análise da imagem. Créditos: Truepic

Além disso, a empresa anunciou, na última segunda-feira (21), a primeira integração de fotografias asseguradas por hardware em um smartphone.

A nova tecnologia, desenvolvida em parceria com a Qualcomm, se chama Truepic Foresight e é uma solução para verificação de imagens que analisa todas as informações do arquivo, incluindo metadados sobre o momento e local de onde a foto foi capturada e se houve manipulação.

A ferramenta utiliza um modo dedicado incluso no aplicativo da câmera e, após a verificação, o app inclui as informações analisadas no arquivo para que quem receba possa aferir a veracidade da foto.

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O modo “Secure” da Truepic Foresight integrado em um celular Android. A tecnologia foi premiada como uma das Melhores Invenções de 2020 pela revista Time. Créditos: Truepic.

Por fim, além da Microsoft, Intel, Truepic, BBC, Adobe e Arm, outras empresas, que criarem padrões e tecnologias quem ajudem a certificar a origem e proveniência dos conteúdos online, podem se juntar à C2PA através de uma aplicação no site da organização.

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