Mesmo com aumento de assinantes, Spotify tem prejuízo enorme

Nesta quarta-feira (27) o serviço de streaming de músicas Spotify divulgou seu relatório financeiro. Os resultados são referentes ao segundo trimestre de 2022. A plataforma conseguiu aumentar a sua base de assinantes Premium. Mesmo assim, amargou um enorme prejuízo de 125 milhões de euros!

Leia também
5 playlists com músicas de games para ouvir no Spotify
Meta, dona do Facebook, sofre primeira queda de receita em 10 anos

Número de usuários ativos impressiona

O Spotify surpreendeu os acionistas e até mesmo os diretores no que diz respeito ao número de usuários ativos. Em relação ao mesmo período do ano passado, a plataforma ganhou 19% mais assinantes.

Com isso, o segundo trimestre de 2022 terminou com a plataforma tendo 433 milhões de usuários ativos mensalmente. Esse número superou até mesmo as previsões da companhia, que esperava alcançar a marca de 428 milhões de usuários ativos por mês.

Card 16 9 1 100 1024x576 1.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=432&ixlib=php 3.3

Conforme a própria empresa mencionou em seu site, o aumento no número de usuários se deu por alguns motivos. O primeiro deles foi por campanhas de marketing bem sucedidas em todo o mundo. Na Europa eles conseguiram várias reativações. E na América Latina a Geração Z teve um papel importante para impulsionar o uso do Spotify.

A plataforma também divulgou o número de usuários por modalidade (Premium e Gratuita). Os usuários Premium, ou seja, aqueles que pagam uma taxa mensal ao Spotify, somaram 188 milhões no segundo trimestre de 2022. Isso representa um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. Já os usuários gratuitos somaram 256 milhões, um aumento de 22%.

Apesar do crescimento, Spotify amarga prejuízo

Mas nem tudo são flores. É óbvio que o aumento no número de usuários aumentou também o faturamento da companhia. Mas não o suficiente para evitar um prejuízo líquido de 125 milhões de euros.

Spotify

Os usuários Premium foram responsáveis por aumentar o faturamento do Spotify em 22% no comparativo anual. Ou seja, eles levaram para o caixa do Spotify um total de 2,5 bilhões de euros. Os usuários gratuitos, por sua vez, trouxeram uma receita de 360 milhões de euros. Isso representa um aumento de 31% em relação ao segundo trimestre de 2021.

A receita total do Spotify no período foi de 2,8 bilhões. No comparativo anual o resultado representa um aumento de 23%. No segundo trimestre de 2021 a empresa faturou 2,3 bilhões de euros. Porém, como os custos da plataforma são muito altos, a empresa não conseguiu terminar o trimestre no azul.

Expectativa para o próximo trimestre

A expectativa da empresa para os próximos três meses também é de crescimento contínuo. Até o final de setembro, o serviço de streaming espera contar com 450 milhões de usuários ativos mensais. A meta é que o número de assinantes suba para 194 milhões e a receita finalmente chegue ao patamar de 3 bilhões de euros.

Spotify

Porém, o Spotify nada falou sobre novos recursos para a plataforma. Um dos mais esperados é o plano HiFi. Anunciado oficialmente há mais de 1 ano, até agora o plano com músicas em maior qualidade não saiu do papel. Em contrapartida, concorrentes diretos como Apple Music, Deezer e Tidal já contam com faixas em alta qualidade para os assinantes.

Enfim, é esperar para ver. Eu, particularmente, acho incrível como o Spotify ainda se mantém de pé e na liderança do segmento mesmo dando tanto prejuízo. Empresas como Apple e Google eu até entendo, já que contam com fontes de receitas em outras frentes. Mas o Spotify eu acho incrível mesmo.

E você? Utiliza qual plataforma de streaming de música?

Fonte: Spotify Newsroom

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!