Em 2022 houve uma queda considerável no número de vendas de smartphones e, de acordo com uma nova pesquisa feita pela Counterpoint Research, na América Latina essa queda foi bastante significativa.
O levantamento registrou uma queda de vendas de aproximadamente 14%, o que revela a piora recessão já sofrida nesse mercado nos últimos 9 anos. Embora isso traga muitos resultados complicados para as fabricantes que atuam por aqui, ainda vale destacar que Samsung, Motorola e Xiaomi mantém sua liderança.
Leia também:
Motorola atualiza linhas G e E com 5 novos smartphones, incluindo Moto G73
Atualmente, Brasil já conta com mais de 100 smartphones 5G homologados pela Anatel
Copa do Mundo pode ter sido um dos motivos
O levantamento traz alguns dados focados nas vendas de smartphones da América Latina apenas, e o resultado mostra que houve uma queda de 14,2% nessas vendas no último trimestre de 2022 quando comparado com o mesmo período de 2021. Esse resultado é o pior desde 2013.
Existem vários fatores que podem explicar essa queda, e de acordo com a analista Tina Lu, um dos mais significativos foi o fato da Copa do Mundo de 2022 ter sido realizada no final do ano. Segundo ela, isso fez com que muitas pessoas colocassem como prioridade trocar a TV e não o smartphone, caindo assim a procura pelos aparelhos no mercado durante esse período.
Além desse motivo, ela também informou que o terceiro trimestre do ano acabou com estoques muitos altos nos canais, e que os varejistas e operadoras foram “conservadores” no fornecimento dos produtos nesse período já que esperavam uma demanda fraca.
Porém, ela destaca que apesar do resultado negativo, as vendas de smartphones no Q4 2022 não caíram tanto já que ainda houve promoções tanto na Black Friday quanto no Natal, que acabaram estimulando consumidores.
“As remessas de smartphones da LATAM diminuíram 5,5% no ano fiscal de 2022, pois a demanda do consumidor diminuiu devido à alta inflação, instabilidade política regional e moeda regional fraca. Além disso, os preços dos smartphones aumentaram na maioria das moedas locais. Tudo isso está atrasando a substituição do smartphone. A tecnologia 5G está crescendo lentamente, pois muitas operadoras estão impulsionando seu crescimento, e não apenas na faixa de preço premium. No entanto, os smartphones 5G capturaram apenas 17% do mercado regional de smartphones em 2022.”
Samsung é a líder de vendas de smartphones na região
No levantamento, a CounterPoint também listou quais são as principais fabricantes e quais mais se destacaram nas vendas durante o ano de 2022. A Samsung permanece em primeiro lugar, como já acontece há um tempo, tendo uma participação de 41,6% da fatia.
De acordo com a empresa de software, essa liderança acontece porque a empresa já tem uma forte posição de liderança no mercado em geral e porque oferece muitos modelos de smartphones básicos, que são muito procurados pelas pessoas da região.
Em segundo lugar está a Motorola, que manteve essa posição mesmo passando por algumas quedas nos volumes de suas remessas e também com uma diminuição do market share já que não ofereceu tantas opções de modelos mais básicos como antes. O relatório mostra que a segunda posição da empresa foi impulsionada principalmente pelo Brasil, México e Argentina.
A Xiaomi chega em terceiro lugar no ranking, deixando a Apple na quarta posição. Já a Oppo vem em seguida na quinta posição.
Fonte: counterpointresearch
Deixe seu comentário