Que ironia do destino, pouco tempo depois do Google ter anunciado que não irá mais lançar atualização de segurança para versões do Android anteriores ao 4.4 como noticiamos aqui, aparece essa bomba envolvendo o sistema, de acordo com a AVG um malware para o Android continua sua ação de espionagem mesmo com o smartphone desligado.
O funcionamento do malware é simplesmente uma ação de filme hollywoodiano, a ameaça intercepta o aparelho quando ele está entrando em modo de desligamento, e em seguida imita o processo de desligamento do smartphone, mas o aparelho continua ligado com a tela preta. E se não bastasse o malware ainda consegue realizar chamadas tirar fotos, e executar tarefas invasivas sem notificar o usuário.
A ameaça começou na China, e está se espalhando pelas lojas de aplicativos chinesas com cerca de 10.000 dispositivos infectados até o momento. O malware aeta as versões do Android anteriores ao Android 5.0, e requer root no aparelho para funcionar, o que livra grande parte dos usuários da ameaça.
No ótimo artigo publicado pela AVG você consegue ter acesso a todas as questões técnicas referentes a essa ameaça, confira. A AVG frisa que seus principais softwares de defesa móvel já estão habilitados a detectar a ameaça, mas se você quer ter certeza que o seu smartphone está desligado é melhor tirar a bateria.
Fonte(s): AVG