Durante uma entrevista para o programa PODK Liberados, exibido pela Rede TV, o presidente Lula revelou que proíbe a entrada de celulares em seu gabinete. O petista justifica essa decisão como uma medida de segurança, já que smartphones podem ser usados para gravações, além de contribuírem para a distração dos participantes durante reuniões.
Cuidados com o uso do telefone
Na conversa, conduzida pelos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Leila Barros (PDT-DF), Lula afirmou que prefere falar ao telefone apenas o que ele também falaria para uma entrevista ou para a televisão. “Eu não gosto de conversa cifrada no celular. Por isso, eu não uso [celular]”, explicou o presidente.
Lula compartilhou ainda outros detalhes sobre a forma como lida com ligações. Ele mencionou que não deseja ser incomodado em seu horário de almoço, às 13h, nem enquanto está no banheiro ou após as 21h.
“Não adianta o cara me falar: ‘Presidente, o senhor está sabendo que tal jornal vai fazer uma matéria contra você?’. Faça. Eu não vou pedir para não fazer. Faça. Sabe, 23h [e alguém diz]: ‘presidente, o senhor sabe quem morreu?’. E daí? Por que eu quero saber que o cara morreu 11 horas da noite? Eu não vou poder fazer nada. Deixa para me ligar às 8h, sabe? Porque aí eu vou poder tratar, ir para o enterro,” comentou.
Janja e o uso contínuo do celular
Em contraste com sua postura, Lula afirmou que sua esposa, a socióloga Rosângela da Silva, conhecida como Janja, “vive o dia inteiro no celular”.
Lula também lamentou o uso excessivo do aparelho por algumas pessoas. “Tem pessoas que não conseguem suspirar sem estar com o celular na mão. O cara levanta às seis horas da manhã com o celular na mão e tem gente que carrega três [aparelhos]. Tem gente que às onze horas da noite está com o celular, à meia-noite está com o celular, vai ao banheiro com o celular, sai do banheiro com o celular. Eu quero saber para que isso? Que bobagem e dependência é essa?”
Histórico de Críticas ao Uso do Celular
No ano passado, durante uma live, Lula já havia comentado sobre a proibição de celulares em seu gabinete.
“No meu gabinete na Presidência ninguém entra com telefone celular. Porque o cara, eu marco uma audiência com o presidente, e daqui a pouco o cara tá lá, o presidente sentado, e o cara no celular conversando com o cara que ele não marcou audiência. Então, no meu gabinete não entra com celular. Celular fica na portaria e em nenhuma reunião eu permito celular.”
Deixe seu comentário