Como é de praxe todo final de ano, a Apple revelou os vencedores do Apple Store Awards, que contempla os melhores aplicativos na sua loja virtual para diversos dispositivos da empresa. E esse ano temos 2 aplicativos desenvolvidos por brasileiros na lista!
A seleção conta com melhores aplicativos e jogos da loja e é feita por uma equipe da própria empresa. Eles já tinham uma lista anterior com 40 indicados e a partir dela selecionaram os vencedores. Confira!
Leia também:
Retrospectiva musical Apple Music: saiba como fazer a sua e descubra os destaques do ano
Spotify Wrapped chega com novidades! Descubra como fazer sua retrospectiva musical e quais os destaques de 2023
Melhores aplicativos do ano no Apple Store Awards
Foram ao todo 14 aplicativos e jogos vencedores. De acordo com a Apple, eles foram escolhidos por conseguirem capacitar os usuários a “liberar sua criatividade, descobrir um mundo de novas aventuras e se divertir com a família e amigos”.
Tim Cook, CEO da empresa, também falou sobre o prêmio, revelando que “É inspirador ver a forma como os desenvolvedores continuam a criar aplicativos e jogos incríveis que estão redefinindo o mundo ao nosso redor. Os vencedores deste ano representam o potencial ilimitado dos desenvolvedores para dar vida às suas visões, criando aplicativos e jogos com notável engenhosidade, qualidade excepcional e missões orientadas para propósitos.”
E a boa notícia desse ano é que entre os 14 vencedores, há 2 aplicativos que foram desenvolvidos por brasileiros, o que é bem legal. São eles o SmartGym, de Matt Abras, para o Apple Watch, e o Prêt-à-Makeup, de Roberta Weiand, para o iPad.
Na postagem de anúncio, a empresa revelou que o SmartGym “brilha no Apple Watch com sua ampla biblioteca de exercícios, rotinas e relatórios robustos de fitness”, enquanto o Prêt-à-Makeup “oferece um bloco de notas virtual de maquiagem verdadeiro à vida no iPad para artistas profissionais e usuários casuais, ao mesmo tempo que promove a inclusão e a expressão pessoal”.
Confira a lista com os vencedores:
Aplicativos
- App do ano para iPhone: AllTrails, da AllTrails, Inc.
- App do ano para iPad: Prêt-à-Makeup, da Prêt-à-Template.
- App do ano para Mac: Photomator, da UAB Pixelmator Team.
- App do ano para Apple TV: MUBI, da MUBI, Inc.
- App do ano para Apple Watch: SmartGym, de Mateus Abras.
Jogos
- Jogo do ano para iPhone: Honkai: Star Rail, da COGNOSPHERE PTE. LTD.
- Jogo do ano para iPad: Lost in Play, da Snapbreak Games.
- Jogo do ano para Mac: Lies of P, da NEOWIZ.
- Jogo do ano do Apple Arcade: Hello Kitty Island Adventure, da Sunblink.
Aplicativos de impacto Cultura
Além de selecionar os melhores aplicativos para seus dispositivos, a Apple também revelou 5 aplicativos em destaque que são os vencedores do Impacto Cultural. De acordo com a empresa, esses aplicativos foram selecionados por sua capacidade de promover mudanças posivitas.
“Os vencedores deste ano incentivaram os usuários a aprender e crescer em um espaço inclusivo e acessível, contribuir para um futuro mais sustentável e explorar a autorreflexão e a conexão entre gerações.!”
São eles:
- Pok Pok, da Pok Pok : Desenvolvido com a inclusão em mente, o Pok Pok é uma sala de brinquedos digital para crianças, oferecendo um espaço universal para pré-escolares de todas as origens e habilidades brincarem, explorarem e verem o mundo como um só.
- Proloquo, da AssistiveWare: Um pioneiro em aplicativos de acessibilidade por mais de uma década, o Proloquo da AssistiveWare está criando ferramentas de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) que ajudam o mundo a se comunicar de novas maneiras.
- Too Good To Go, da Too Good To Go: O Too Good to Go permite que os usuários minimizem o desperdício de alimentos conectando-os a restaurantes e lojas que têm um excedente de alimentos não vendidos a um custo acessível.
- Unpacking, da Humble Bundle: Unpacking combina quebra-cabeças meditativos para criar um triunfo calmante da alma em torno de experiências familiares de mudança e conexão.
- Finding Hannah, da Fein Games GmbH: Finding Hannah é um jogo de objetos escondidos colorido de amadurecimento com contos inclusivos e comoventes que exploram o poder da cura e autodescoberta.
Tendência do ano
Por fim, a Apple também revelou uma seleção de aplicativos que fazem parte da tendência do ano, que é a IA generativa. De acordo com eles:
“Os aplicativos são um reflexo da cultura, e em 2023, a inteligência artificial generativa capturou a imaginação coletiva dos usuários com sua evolução desdobrando-se em tempo real. Os aplicativos começaram a integrar a IA ao longo do ano de diversas maneiras. Embora muitos recursos ainda estejam em sua infância, deram aos usuários a chance de ver, em primeira mão, a tecnologia em ação e chegar às suas próprias conclusões sobre os benefícios e riscos.”
Com isso, a empresa destacou os seguintes aplicativos:
- ChatGPT
- Canva
- Picsart
- Craft
- Antifact
- Sololearn
- SmartDreams
Fonte: Apple
Deixe seu comentário