O Twitter anunciou na última segunda-feira (17) uma nova política que visa aumentar a transparência sobre quais tweets ofensivos na plataforma foram alvo de medidas de moderação.
Normalmente, quando um tweet viola as políticas da plataforma, uma das ações possíveis é limitar seu alcance através do que a empresa chama de “filtragem de visibilidade“. Nesses casos, os tweets permanecem online, mas se tornam menos acessíveis.
Eles são excluídos de áreas como resultados de pesquisa, tendências, notificações recomendadas e das seções “Para Você” e “Seguindo”. A única maneira de visualizar um tweet filtrado é indo diretamente ao perfil do autor.
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Tweets punidos apresentarão etiquetas visíveis
O Twitter planeja adicionar etiquetas ou rótulos visíveis nos tweets identificados como possíveis violações de suas políticas. A medida afetará a visibilidade da mensagem. A empresa não informou quando o sistema será completamente implementado em toda a plataforma.
Inicialmente, apenas os tweets que violam a política de “Conduta de propagação de ódio” serão etiquetados. Mas há planos para expandir o recurso para outras áreas nos “próximos meses”.
“Esta mudança visa resultar em ações de moderação mais proporcionais e transparentes para todos em nossa plataforma“, afirma uma postagem no blog “Twitter Safety”. O post também destacou a filosofia de moderação do Twitter, chamando-a de “Liberdade de Expressão, não Liberdade de Alcance“.
Se um tweet for etiquetado, o usuário não será banido ou removido da plataforma. A política afeta apenas o tweet e não o perfil do usuário.
Tentativa de equilibrar a parte comercial com a liberdade de expressão
O Twitter também esclarece que os usuários cujos tweets foram etiquetados poderão contestar a moderação caso acreditem que seu tweet foi sinalizado incorretamente. Porém, eles não receberão necessariamente uma resposta.
A implementação dessa política ocorreu após decisões anteriores do Twitter sob o comando de Elon Musk. O empresário permitiu que figuras controversas, incluindo Trump e neonazistas, retornassem à plataforma. A nova política pode refletir uma tentativa do Twitter de equilibrar a defesa da liberdade de expressão e a necessidade de manter um ambiente empresarial funcionando.
Desde a aquisição de Musk, grandes anunciantes têm abandonado a plataforma. Marcas importantes como Mars, AT&T, Volkswagen e Stellantis já saíram. A empresa espera que a rotulagem de tweets com discursos de ódio ajude os anunciantes a se sentirem mais confortáveis. Isso pode garantir que os anúncios não estejam sendo veiculados diretamente ao lado de discursos de ódio. No entanto, os anunciantes têm muitas outras razões para se preocupar com o Twitter.
Desde a aquisição de Musk, a plataforma tem passado por mudanças constantes de políticas e recursos. Dentre essas mudanças estão a possibilidade de adquirir o selo de verificação apenas pagando o Twitter Blue. Além disso, houve mudanças recentes na rotulagem de veículos de notícias. Isso levou a veículos confiáveis como PBS, NPR, CBC e outros a deixarem a plataforma completamente.
Fontes: Twitter Safety via The Verge e TechCrunch
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