Limitação da capacidade de mineração de Ethereum nas RTX 30 LHR foi completamente desbloqueada

A Nicehash, plataforma de mineração de criptomoedas, anunciou que conseguiu totalmente a capacidade de mineração das GPUs que equipam a série RTX 30 da NVIDIA.

Essa imposição na capacidade de hast rate foi colocada para tentar por uma ordem no mercado das placas de vídeo, já que, com a valorização de Ethereum (ETH), placas destinadas ao público gamer começaram a virar alvo daqueles que montam rigs para mineração. Resultando em uma escassez de modelos no mercado, principalmente da NVIDIA, e uma alta absurda nos preços.

Em maio do ano passado, a NVIDIA lançou versões das placas RTX 30 com um limitador de mineração via hardware. Essas placas foram identificadas como GeForce RTX LHR (Little Hash Rate). Sufixo adicionado  na página oficial dos produtos correspondentes. Ao invés de as restrições serem apenas via driver, decisão que foi rapidamente contornada na RTX 3060, a NVIDIA passou para uma solução mais completa.

NVIDIA GeForce RTX 30 Series Official 1 2060x1159 1

Entretanto, até mesmo as tais RTX 30 LHR foram devidamente contornadas. O grupo Nicehash, ligados ao software QuickMiner, conseguiu quebrar o algoritmo da NVIDIA, retomando de maneira integral o potencial de mineração de quase todas as placas da série RTX 30, baseadas na arquitetura Ampere.

O Nicehash explica que o software que consegue dar esse bypass na restrição de mineração funciona em praticamente todas as placas da série RTX 30 LHR, com exceção da RTX 3050 e RTX 3080 de 12 GB. Essas placas utilizam o algoritmo LHR mais recente, ou seja, LHRv3, não suportado pelo software.

Abaixo a lista das placas RTX 30 que, com o uso do QuickMiner, retomam 100% do potencial na mineração de Ethereum:

  • RTX 3060 LHR: ~50MH/s
  • RTX 3060 Ti LHR: ~60MH/s
  • RTX 3070 LHR: ~60MH/s
  • RTX 3070 Ti LHR: ~81MH/s
  • RTX 3080 10GB LHR: ~98MH/s
  • RTX 3080 Ti LHR: ~120MH/s

“Estamos muito empolgados em dizer-lhe que o NiceHash QuickMiner (Excavator) é o primeiro software de mineração a desbloquear totalmente (100%) placas LHR”, destaca a Nicehash em seu site. 

O site Tom’s Hardware fez um teste com o software rodando na RTX 3080 Ti. Realmente a capacidade de mineração foi contornada.

Diferentemente do evento passado, com uma corrida desenfreada por placas de vídeo, e a desregulação quase que completa do mercado, é provável que o mesmo não se repita dessa vez, já que o momento da criptomoeda Ethereum esta bem menos animador do que antes, com quedas frequentes no preço.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!