A AMD está a todo vapor para entregar, em conjunto com seus parceiros, os primeiros notebooks licenciados com processadores Ryzen no Brasil. Em entrevista ao site Tecmundo, Luis Gerardo Garcia, chefe de consumo da AMD para a América Latina, confirmou que em janeiro de 2019 portáteis ultrafinos da Lenovo e Acer com processador Ryzen serão lançados em nosso país.
“No mercado brasileiro, posso dizer que muito em breve veremos no Brasil notebooks realmente ultrafinos e com desempenho de ponta disponíveis para os usuários finais. Estamos tentando iniciar campanhas já em dezembro, mas em janeiro os primeiros modelos de empresas internacionais devem começar a chegar ao Brasil. Em 2019, vocês verão que mais e mais plataformas vão oferecer produtos AMD, incluindo máquinas ultraportáteis e aparelhos para jogos.“
A linha Ryzen renovou completamente as possibilidades da AMD em termos de mercado, a companhia que por muito tempo ficou sem condições de competir em faixas intermediárias e de alta performance oferece hoje um lineup de chips que bem variado. Garcia explica esse novo ciclo da companhia. ‘Diferente de uns 5 anos atrás, quando nosso foco era produtos mais baratos, agora não vamos mais participar da faixa de preços de entrada. Vamos atuar no mercado de alto desempenho.’
Além de produtos Garcia sabe que a AMD precisa recuperar sua imagem perante aos consumidores em relação ao mercado de notebooks equipados com seus chips.
“Os consumidores estão recebendo um desempenho muito bom por um preço razoável, e estão percebendo isso. Claro, no Brasil temos que trabalhar mais duro, e estamos planejando uma campanha com marcas internacionais para sair em novembro e dezembro, com ações online e em pontos de venda, para mostrar para o público quão bom o Ryzen é e como ele se compara com a concorrência. Vamos fornecer o próximo nível de performance em PCs no Brasil”
Os notebooks lançados de forma oficial no Brasil serão equipados com processador Ryzen 5 e chip gráfico Vega. Garcia não perdeu a oportunidade de fazer uma comparação com produtos da sua principal concorrente, a Intel, para ressaltar o potencial do Ryzen em portáteis.
De acordo com o executivo o Ryzen 5 de notebooks com chip Vega integrado entrega 44% mais desempenho no teste Fire Strike do 3DMark comparado com uma máquina com Core i5 de 8ª geração e uma GPU NVIDIA. No PC Mark, o chip da AMD é 11% melhor em criação de conteúdo, e no Cinebench a vantagem é de 17%
Em games, foi citado apenas o Dota2 em resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). O desempenho é 55% superior enquanto o consumo energético é 55% menor, comparado as soluções com GPUs separadas.
Mesmo com a programação definida para janeiro de 2019 através do licenciamento oficial, Garcia ressalta,que ainda em novembro de 2018, pode ser que algumas marcas já ofereçam notebooks com AMD Ryzen no mercado brasileiro.