Logo antes do início da era dos consoles 3D com o Nintendo 64 e o Sony PlayStation, a Sony e a Nintendo estavam em uma parceria que produziu poucos “Nintendo PlayStations” — e um leilão da Heritage Auctions em 23 de agosto para um desses controles de edição limitada viu um exemplar dessa parceria ser vendido por incríveis $35.000 (cerca de R$ 190 mil em conversão direta).
Acredita-se que a maioria dos 200 Nintendo PlayStations originais tenha sido destruída, então essa descoberta e venda podem acabar sendo uma das únicas, se não a única venda desse tipo.
“Nintendo PlayStation” era um SNES elaborado
O console completo do Nintendo PlayStation foi listado em leilão por $350.000 em fevereiro. E sua venda final em março custou ao novo proprietário nada mais nada menos do que $360.000. Esse é um preço bastante alto para um hardware de console tão antigo, especialmente um hardware de console que nem mesmo tem jogos exclusivos.
Um vídeo raro do console em ação pode ser visto abaixo. Na prática ele meio que faz o Nintendo PlayStation parecer um SNES elaborado em tudo, exceto no nome. Considerando que o PlayStation era destinado a ser algo como um “SNES CD”, faz sentido.
Felizmente para a saúde da indústria de jogos em geral, a parceria entre a Nintendo e a Sony acabou dando errado.
Nintendo não gostou muito da parceria com a Sony
Embora seja difícil julgar a intenção, a natureza original do acordo entre a Sony e a Nintendo teria dado à Sony um grau desproporcional de poder sobre os personagens e propriedades da Nintendo, o que a Big N obviamente não gostou.
Isso levou a Sony a ser traída pela subsequente parceria da Nintendo com a Phillips para o maldito Phillips CD-i, e o PlayStation seguiu em frente para se tornar sua própria marca separada da influência da Nintendo.
Enquanto os consoles Sony PlayStation e Nintendo 64 tinham hardware convincente por si só, a mídia de disco do PlayStation o tornou de longe a melhor escolha para RPGs e jogos cinematográficos em grande escala em sua época. Os cartuchos rápidos do N64 eram tanto mais limitados em capacidade de armazenamento quanto mais caros.
Nintendo demorou para adotar jogos em disco
A existência do Nintendo PlayStation, assim como o acessório Nintendo 64DD exclusivo do Japão para o Nintendo 64, também mostra o quão cedo a Nintendo entendeu as desvantagens dos jogos em mídia de cartucho.
Embora a Nintendo não tenha feito a transição completa para jogos de disco em console até o lançamento do GameCube em 2001 (e os abandonou no lançamento do Switch em 2017), a existência do Nintendo PlayStation data a adoção dos jogos em disco pela Nintendo tão cedo quanto 1992.
Conhecendo a história por trás do projeto do Nintendo PlayStation, esses preços de leilão estratosféricos começam a parecer um pouco mais razoáveis. Mas não vamos tentar convencê-lo de que está perdendo os melhores jogos do Nintendo PlayStation já feitos, porque nenhum foi feito. Em vez disso, você tem a indústria moderna de jogos de console 3D.
Deixe seu comentário