NVIDIA irá encerrar a produção da RTX 3060, a placa de vídeo mais usada na Steam

NVIDIA irá encerrar a produção da RTX 3060, a placa de vídeo mais usada na Steam

Anunciada em 2021, durante a CES daquele ano, a RTX 3060 está se encaminhando para o seu fim de ciclo de mercado.

Segundo informações do fórum Board Channels, que reúne informantes e membros da indústria do hardware, a NVIDIA já começou a alertar seus parceiros que agora é a última oportunidade para requisitar pedidos da GPU GA106, unidade gráfica que equipa a RTX 3060. Parceiros, como Colorful, Bo Neng e Tongde já teriam recebido esse aviso de que a produção será encerrada.

Muito popular entre os gamers

Indiscutivelmente, a RTX 3060 é um modelo muito bem aceito pela comunidade gamer. A placa figura atualmente como a opção mais popular dentre os usuários da Steam que concordam em compartilhar dados da configuração para a pesquisa Steam Survey. A RTX 3060 detém 5.88% de participação na Steam, seguido pela GTX 1650 (4%) e RTX 3060 Ti (3.58%).

O boom da mineração

 

Vale relembrar que a RTX 3060 foi um modelo enfrentou a explosão da mineração de Ethereum. Esse modelo acabou sendo altamente requisitado para rigs de mineração mundo afora, o que afetou diretamente a disponibilidade da placa nas lojas, e uma grande flutuação de preço. A NVIDIA chegou a implementar um limitador, fazendo com que a taxa de hash alcançada ficasse mais baixa. No entanto, esse limitador foi rapidamente contornando na época.

Além do modelo inicial, com 12 GB de VRAM, a NVIDIA também lançou uma opção com 8 GB, que acabou não tendo o mesmo destaque, devido ao seu barramento de apenas 128-bits, impactando diretamente a performance comparada ao primeiro modelo, que também tinha mais VRAM disponível.

A NVIDIA descontinuar a produção da GPU que é a base da RTX 3060 não significa que a placa irá sumir das lojas de uma hora para a outra. Além de mais uma leva de pedidos para a produção de lote da GPU, diversas lojas ainda contam com esse modelo em estoque.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X