A linha Legion da Lenovo abriga atualmente dispositivos bem poderosos, mas a empresa promete surpreender ainda mais com a chegada do novo Legion 9i. Atualmente, ele é o modelo mais poderoso e mais diferenciado da família.
Com um preço não tão entusiasmante assim, o novo notebook gamer da Lenovo promete a melhor das experiências, um visual único e com um sistema de refrigeração bastante competente.
Leia também:
ROG Matrix RTX 4090 aposta no metal líquido para o resfriamento
ASUS apresenta ROG STRIX LC GeForce RTX 4090 com resfriamento líquido
Sistema de refrigeração do Legion 9i usa água
A Lenovo se mostrou muito entusiasmada ao apresentar o novo Legion 9i e destacando que ele é o primeiro notebook gamer de 16 polegadas a contar com sistema de refrigeração líquida independente.
Isso porque a maioria dos notebooks utilizam o sistema padrão de resfriamento, que usa o ar para transferir o calor pelos tubos até um radiador. Um dispositivo que tem uma refrigeração líquida faz isso com a água, obviamente, através de uma bomba, o que faz com que ele possa lidar com muito mais massa térmica e torne essa refrigeração mais competente.
De acordo com a própria Lenovo, esse sistema faz com que o novo Legion 9i possa aproveitar ao máximo seu poder e consiga extrair quantidades bem massivas de energia, chegando a até 230 W, para uma experiência de jogo além da padrão.
O resfriamento líquido não é exatamente uma novidade e até mesmo já foi usado por notebooks com esse tamanho antes, porém não era independente até agora. Isso porque ele fazia o processo externamente. Era preciso conectar um dispositivo extra através da porta na parte de trás para espalhar a água e era algo bem mais complicado e que obviamente não agradou muito já que nem é visto com frequência.
Por isso o novo Legion 9i chega como um divisor de águas nesse segmento, já que todo o processo acontece internamente sem que o usuário precise comprar nada por fora, carregar nenhum outro dispositivo ou se preocupar em como as coisas estão acontecendo.
Mas vai fazer diferença?
A ideia é ótima, e pode ser bem emocionante, mas por enquanto ela ainda está quase em teoria, já que só vamos saber se esse sistema de resfriamento líquido independente vai de fato fazer uma diferença de verdade quando ele começar a ser usado pelo público em geral e termos as primeiras análises.
Isso porque a Lenovo já conta com modelos na linha Legion que fazem isso muito bem, mesmo sendo refrigeração por ar. As duas últimas gerações do Legion 5i, por exemplo, fizeram bonito em testes, sem ruídos e mantendo o aparelho em uma boa temperatura.
Claro que uma refrigeração líquida vai fazer diferença, disso não há dúvidas, mas resta saber se ela será substancial ou não.
Legion 9i tem ótimas especificações, mas com um detalhe
Como já era de se esperar, o Legion 9i chega com especificações de ponta para tanto poder. Para começar, ele vem com uma tela Mini LED 16:10 com taxa de atualização de 165 Hz, o que é importante para garantir a fluidez dos jogos. Outro detalhe importante é que essa tela tem proporção tela-corpo de 94%, o que é bem impressionante tanto para um notebook gamer quanto até em comparação aos modelos tradicionais.
A tela Mini LED é mais um fator que encarece o produto, já que elas não são baratas, mas já sabemos que ela traz uma diferença notável. Quem passa um tempo jogando em uma tela Mini LED sofre consideravelmente quando tem que voltar a jogar em um painel IPS comum.
O notebook Gamer da Lenovo vem ainda com a Nvidia GeForce RTX 4090, que atualmente é a GPU móvel mais poderosa do mercado para jogos. Ela conta com até 64 GB de memória e 2 TB de armazenamento. Bem interessante.
Um detalhe que vale ressaltar aqui é o processador. Ele vem com o Intel Core i9-13980HX de 13ª geração, que ainda é um modelo top de linha e o mais poderoso da Intel, então nada mal. Porém, há de se levar em consideração que o novo chip 7945HX3D da AMD vai começar a ser vendido em breve e que nos testes ele acabou deixando o modelo Core i9 da Intel no chinelo.
O Legion 9i também promete um visual único e diferenciado, principalmente por causa da capa de carbono forjado que faz com que cada unidade tenha um padrão único. Ou seja, teoricamente nenhum notebook seria igual a outro, e isso dá uma sensação de exclusividade, de certa forma. Além das luzes RGB que dão aquele toque especial, claro.
Preço e disponibilidade
O novo Legion 9i foi apresentado pela Lenovo durante a IFA 2023 e já está sendo em pré venda nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, com envios começando a partir de outubro desse ano. A empresa revelou que seu preço sugerido é de US$ 4.399, ou seja, bem salgado como já era de se esperar. Em conversão direta e sem impostos, esse valor é aproximadamente R$ 21.600.
Fonte: The Verge
Deixe seu comentário