Konami abandona marca PES, adota o nome eFootball e o game será gratuito

Nesta quarta-feira (21), a Konami anunciou o fim da marca PES – Pro Evolution Soccer, sua famosa franquia de games de futebol, que passará a utilizar apenas o nome eFootball.

Desde 2019, a Konami mudou o seu foco para os esports e os modos de jogo com microtransações, adotando o subtítulo de eFootball para evidenciar essa postura.

Agora, com o fim da marca PES, que estava presente desde 2001, a empresa japonesa irá lançar um jogo gratuito, apenas em formato digital, que estará disponível para o PS5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC.

O eFootball abandona a identificação de cada ano, ressaltando que não haverá lançamento anual, pois a Konami pretende atualizar o jogo recorrentemente. Isso já havia sido indicado no ano passado, quando a desenvolvedora decidiu lançar apenas uma atualização do jogo anterior, o eFootball PES 2020, em vez de um novo jogo com versões exclusivas para a nova geração de consoles.

eFootball terá crospplay entre todas as plataformas

A data oficial de lançamento ainda não foi definida, mas a Konami afirma que o eFootball chegará no outono do hemisfério norte, que se inicia no dia 22 de setembro. Além disso, posteriormente, serão lançadas versões para Android e iOS.

eFootball PES
Créditos: Konami

Em relação a um port do jogo para o Nintendo Switch, a Konami decidiu não fazer nenhum comentário, o que não descarta uma futura possibilidade.

Apesar de este jogo marcar o fim de uma era, todas as versões do eFootball serão crossplay, ou seja, será possível jogar online com amigos independentemente da plataforma utilizada.

Vale ressaltar que a versão mobile precisará de um joystick para possibilitar o crossplay com usuários de PC e console.

Modos de jogo

Com o fim dos lançamentos animais, a Konami irá focar em uma plataforma gratuita com atualizações recorrentes.

Konami eFootball
Créditos: Konami

A imagem acima apresenta o roteiro de lançamentos que a Konami irá seguir. Ao final de setembro, o jogo deve estar disponível e haverá o modo de partida local em que os gamers poderão utilizar os seguintes times: Barcelona, Juventus, Bayern de Munique Manchester United, Arsenal, Flamengo, São Paulo, Corinthians e River Plate.

A Konami afirmou que outros times serão adicionados futuramente, mas devido aos contratos de licença com outros times, entidades e ligas – majoritariamente exclusivos do FIFA – não se sabe como isso será feito.

Nas edições dos jogos anteriores, a saída utilizada pela empresa era de criar times ficíticos, mas com o plantel inspirado nas suas respectivas versões reais, fechando contrato com os jogadores individualmente. Desse modo, o Liverpool FC virava Liverpool Red e o Real Madrid era o MD White.

O crossplay entre consoles estará disponível desde o lançamento do jogo, que, em seguida, no final de novembro, terá a introdução de ligas online e o crossplay entre consoles e PC.

A partir de dezembro, o eFootball terá suporte aos controles em celulares e a Konami lançará uma liga oficial da empresa, impulsionando a realização de torneios.

Segundo o release feito pela Konami, outros modos de jogos serão lançados no futuro, vendidos como DLCs.

A partir do eFootball, Konami usará novo motor gráfico

Após um longo período, a Konami irá abandonar o motor gráfico Fox, de exclusividade da empresa, aplicando uma nova engine desenvolvida utilizando a Unreal 4.

Diferentemente do FIFA 22, os recursos desse novo motor gráfico estarão disponíveis em todas as versões do jogo. No caso do jogo da EA, apenas o PS5 e o Xbox Series X/S contarão com a tecnologia Hypermotion, que estará de fora até mesmo da versão para PC.

Leia mais: EA anuncia FIFA 22 com tecnologia Hypermotion para realismo extremo

No caso do eFootball, a Konami utilizou a tecnologia motion matching, que pode ser conferido no vídeo abaixo, especialmente em um lance do craque Neymar Jr. Confira abaixo o nível de realismo no drible e o detalhismo no modelo da face do jogador.

Seitaro Kimura, produtor da Konami e desenvolvedor de longa data dos jogos da franquia PES, afirmou que o Motion matching “converte em animações o vasto alcance de movimentos que os jogadores fazem dentro de campo, selecionando os mais precisos em tempo real”.

Segundo Kimura, esse sistema entrega quatro vezes mais animações do que antes, alcançando “movimentos altamente realísticos”.

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