Segundo dados revelados pela TrendForce, o mercado de unidades de estado sólido (SSDs) segue com a Kingston como líder do setor, com 34%, registrado em 2023. No entanto, um olhar mais aprofundado revela um cenário de mudanças, com fabricantes chineses mostrando um avanço notável na corrida pelas quotas de mercado.
O verdadeiro destaque dos últimos meses é o surpreendente avanço dos fabricantes chineses no mercado de SSDs. Kimtigo (9%) e Biwin (7%), já figuram na quarta e quinta colocação, respectivamente.
TOP 5 principais fabricantes do mercado de SSD em 2023
- Kingston: 34%;
- Adata: 11%
- Lexar: 11%
- Kimtigo: 9%
- Biwin: 7%
Portanto, os 5 principais players são responsáveis por 72% do mercado de SSDs, que segue crescendo. Segundo a TrendForce, em 2023 as remessas de SSDs no varejo atingiram 118 milhões de unidades, marcando um crescimento anual de 3,7%.
Dentre os motivos que ajudam a explicar a manutenção da Kingston na liderança está o fato da companhia conseguir negociar bons preços de chips NAND de fornecedores como a Samsung, Kioxia, Western Digital, SK Hynix e Micron.
Em relação ao mercado chinês, as empresas enfrentam dificuldades em suas estratégias, devido as sanções impostas pelo governo americano, mas seguem avançando no quesito tecnológico, como a transição de PCIe 4.0 para o PCIe 5.0 e melhorando a produção local de chips flash NAND.
Deixe seu comentário