Justiça volta a suspender vendas de iPhones sem carregador no Brasil

Justiça volta a suspender vendas de iPhones sem carregador no Brasil

A justiça brasileira segue tentando fazer a Apple comercializar os iPhones com o carregador no mercado brasileiro. A empresa fundada por Steve Jobs continua sem poder vender alguns modelos de seus smartphones no Brasil justamente por causa da falta do carregador na caixa.

Leia também
Procon multa lojas por vender iPhone sem carregador
Apple confirma que iPhones terão entrada USB-C

Dessa vez, a decisão veio da juíza federal Liviane Kelly Soares Vasconcelos, da 20ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal. O despacho foi publicado nesta sexta-feira (4). Nele, a juíza nega o pedido de mandado de segurança feito pela Apple. A magistrada aproveitou para reforçar a decisão de proibir a venda dos aparelhos no Brasil até que a empresa volte a fornecer os carregadores junto com o aparelho.

Em seu despacho, a juíza Liviane Soares considera pertinente os argumentos usados pela Senacon. Segundo o órgão, a não inclusão do carregador na caixa do iPhone configura venda casada, tendo em vista que o cliente se vê na obrigação de adquirir um carregador à parte para poder usar o celular.

Um dos trechos do despacho afirma o seguinte:

Superada em âmbito administrativo a contradição apontada, observa-se ausência superveniente do interesse de agir e, consequentemente, a necessidade de extinção do presente feito. Assim, não havendo mais objeto útil a ser alcançado na demanda, DENEGO A SEGURANÇA nos termos do que dispõe”.

Curiosamente, a proibição é válida apenas para o iPhone 12. Todas as outras linhas que são vendidas no Brasil estão autorizadas, como o iPhone 14, 13 e o SE. A decisão da juíza federal ainda cabe recurso. E a Apple com certeza vai recorrer. Então nos resta aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X