“Eu nunca me conecto em sistemas WiFi. Eu uso os dados móveis LTE no meu celular. Sei que isso pode parecer loucura, mas é a única maneira que eu posso ficar seguro. Isso porque todos os roteadores na América foram comprometidos”. Essa foi a declaração do sempre polêmico Jonh McAfee ao site RT. A declaração de McAfee surge poucos dias após o WikiLeaks revelar o CherryBlossom, ferramenta utilizada pela CIA para hackear roteadores de diversas marcas, como D-Link e ASUS.
McAfee diz que não são apenas alguns modelos, todos, absolutamente todos os roteadores domésticos presentes nas casas americanas podem ser comprometidos, e que a notícia das ferramentas utilizadas pela CIA deveria ser vista como “devastadora”, já que na constituição americana não há nada que dê direito de invadir a privacidade de casas ou qualquer lugar em que exista “a privacidade”. Além de interceptar o tráfego o malware da CIA é possível repassar ameaças para os dispositivos que estejam conectados ao roteador, como smartphones e tablets.
“É devastador em termos de impacto para a privacidade americana, porque, uma vez que o roteador estiver comprometido é possível infectar os smarphones, notebooks e desktops que estejam conectados. Eles ficam comprometidos, e além de “assistir” esses dados, é possível ouvir as conversas, e observar as câmeras desses dispositivos.”