A Sony revelou hoje (9), em seu site oficial de suporte, que será possível jogar títulos do PS4 no PS5 pelo modo de retrocompatibilidade. Portanto, quem comprar o próximo console da Sony poderá jogar os maiores games da geração que está se despedindo.
Embora seja possível jogar a maioria dos jogos lançados para o PS4, a Sony alertou que alguns jogos do console anterior podem apresentar erros no PS5, bem como a ausência de algumas funções.
Além disso, a Sony informou que os seguintes jogos não serão jogáveis no PS5:
- DWVR
- Afro Samurai 2: Revenge of Kuma Volume One
- TT Isle of Man – Ride on the Edge 2
- Just Deal With It!
- Shadow Complex Remastered
- Robinson: The Journey
- We Sing
- Hitman Go: Definitive Edition
- Shadwen
- Joe’s Diner
Felizmente, não é uma lista que conta com jogos importantes da última geração, com Hitman sendo o único grande nome dentre os jogos. A Sony informou que esses jogos estarão marcados na PS Store com o aviso de que eles só funcionam no PS4.
Como funciona
A retrocompatibilidade no PS5 irá funcionar de maneira digital e física, com a opção de inserir o disco do jogo no console (apesar de requerer uma atualização), ou, simplesmente, baixá-los da biblioteca do PS4 para o PS5.
Além disso, a Sony revelou que a biblioteca de jogos e os discos serão acessados pelo ‘game hub’, a nova interface de usuário do PS5.
Uma vantagem interessante, embora apenas para alguns casos, é que os títulos do PS4 poderão contar com o recurso ‘Game Boost’ do PS5, aumentando a taxa de quadros dos jogos mais antigos. Porém, a Sony não revelou quais jogos terão com esse recurso.
O Playstation 5 chega ao Brasil em 19 de novembro e a versão com leitor de blu-ray custará R$ 4.999, e 4.449, na versão digital.
Retrocompatibilidade no XBOX Series X e S
O console da Microsoft já possui a função de retrocompatibilidade desde o lançamento do Xbox One. Da mesma forma, os Xbox Series X e S contarão com o recurso e serão compatíveis com todos os títulos que são compatíveis com o Xbox One. Ou seja, os jogos do primeiro Xbox e do Xbox 360 – que são mais de 600 títulos – estarão disponíveis no Xbox Series X.
Além disso, haverá também os jogos do Xbox One que não precisam de Kinect, totalizando 2500 jogos. É jogo pra caramba!
Os jogos terão um desempenho melhor e, possivelmente, terão reprodução em HDR no Xbox Series X, segundo Phil Spencer, presidente do Xbox. A Microsoft não revelou informações sobre como o modo de retrocompatibilidade funcionará no Series S.
Por fim, a Microsoft lançou hoje o primeiro comercial divulgando o Xbox Series X, você pode conferir aqui no site.