O PlayStation 5 é conhecido por sua retrocompatibilidade com jogos do PS4. Ele até já recebeu jogos que foram lançados originalmente para PS1, PS2 e até PSP. Pois bem, agora o PS5 pode estar prestes a expandir seus horizontes no que diz respeito à compatibilidade com jogos de gerações passadas.
Circula um boato de que, atendendo aos apelos dos entusiastas e fãs, a Sony poderá em breve habilitar o console para executar jogos também do PlayStation 3. Embora os jogos de PS3 estejam disponíveis no PS Plus via cloud gaming, essa oferta está limitada à infraestrutura de servidores, restringindo o acesso a regiões como os EUA e parte da Europa.
Leia também
PlayStation Portal ganha recurso importante em nova atualização
Sony anuncia filme live-action de Zelda, continuação de Uncharted e outras novidades
Shpeshal Nick, do podcast Xbox Era, comentou em um episódio recente que fontes internas lhe informaram sobre os planos da Sony de trazer clássicos selecionadas a dedo do PS3 diretamente para o PS5, visando um alcance mundial. Ou seja, estamos falando de versões oficiais para o PS5 e com lançamento global.
A estratégia seria uma “retrocompatibilidade seletiva”, nos moldes do que a Microsoft fez com o Xbox One ao incorporar gradualmente jogos do Xbox 360. O foco estaria nos títulos first party, comercializados na PS Store. Para quem não sabe, títulos first party são jogos desenvolvidos pelas próprias empresas que fabricam os consoles. Eles geralmente são exclusivos e têm um grande papel na decisão de qual console comprar.
Contudo, é importante salientar que a Sony ainda não confirmou tal funcionalidade. Um dos principais obstáculos em se trazer jogos do PS3 é a singular arquitetura do processador do PS3, que representa um obstáculo técnico significativo.
Segundo Nick, a Sony estaria trabalhando mais em “ports” do que em retrocompatibilidade propriamente dita, adaptando jogos do PS3 para o PS5. Importante frisar que, até confirmação oficial da empresa, essas informações são apenas especulações.
Qual título clássico do PS3 você gostaria de jogar no PS5?
Deixe seu comentário