Na última semana, o grupo de ransomware conhecido como Rhysida lançou um ataque à Insomniac Games, uma subsidiária da Sony, ameaçando divulgar dados sensíveis sobre a empresa, seus funcionários e seus projetos futuros, a menos que fosse pago por essas informações.
Após a recusa da Insomniac Games em ceder às exigências do Rhysida, o grupo seguiu adiante com suas ameaças, revelando mais de 1,3 milhão de arquivos, totalizando 1,67 terabytes, em seu site darknet.
Leia também:
Do Betamax ao PS Vita: 4 produtos lançados pela Sony que fracassaram
Em parceria com a Sony, Nintendo anuncia live-action de Zelda
Mais detalhes sobre o ataque e o conteúdo exposto
O Rhysida inicialmente alegou ter obtido 1,67 terabytes de dados da Insomniac Games, incluindo informações internas confidenciais, capturas de tela do próximo jogo Wolverine e documentos relacionados a acordos de publicação com a Marvel.
Diante da recusa em pagar o resgate, o grupo decidiu tornar públicas essas informações, evidenciando a vulnerabilidade das empresas diante das crescentes ameaças de ransomware.
Cerca de 98% dos dados roubados foram divulgados, conforme relatado pelo Rhysida. A natureza extensa desse vazamento inclui informações detalhadas sobre o design de níveis, personagens e capturas de tela reais do jogo Wolverine.
Além disso, foram expostos documentos internos de recursos humanos, acordos de publicação com a Marvel, orçamentos e outros dados confidenciais da Insomniac Games. O vazamento não se limita apenas ao presente, abrangendo informações sobre projetos não anunciados que se estendem até uma década no futuro.
Planos para jogos do X-men, Venom, Spider Man 3 e mais
Os arquivos, divididos em três partes, oferecem um vislumbre significativo dos bastidores da Insomniac Games. O conteúdo inclui materiais de design de níveis e personagens do altamente antecipado jogo Wolverine, além de imagens de design e arquivos JPEG. O vazamento vai além, abrangendo também o Spider-Man 2 da Insomniac, com detalhes reveladores sobre o desenvolvimento do jogo.
Além dos elementos de jogo, documentos internos de recursos humanos, como formulários de emprego I-9 e documentos de rescisão, foram expostos. O vazamento inclui ainda capturas de tela internas dos canais Slack da Insomniac e até mesmo o conteúdo de PCs de funcionários.
Uma descoberta particularmente notável para os fãs dos X-Men é o contrato de publicação entre a Marvel e a Sony Interactive Entertainment. Assinado por Isaac Perlmutter, presidente de entretenimento da Marvel, e Jim Ryan, presidente da Sony, o documento, datado de 26 de julho de 2021, delineia três próximos jogos dos X-Men.
O primeiro, conhecido como Wolverine, está detalhado com datas de lançamento e orçamentos específicos. De acordo com o contrato, a Sony compromete-se a investir pelo menos US$120 milhões em cada um desses títulos.
O documento revela que o jogo Wolverine deve ser lançado até 1º de setembro de 2025. Além disso, os outros dois jogos dos X-Men estão programados para chegar ao mercado até 31 de dezembro de 2029 e 31 de dezembro de 2033, respectivamente.
- 2025 – Marvel’s Venom
- 2026 – Marvel’s Wolverine
- 2028 – Marvel’s Spider-Man 3
- 2029 – Novo Ratchet & Clank
- 2030 – Marvel’s X-Men
- 2031/2032 – Nova propriedade intelectual
A revelação dessas datas de lançamento e compromissos financeiros fornece uma visão única dos planos estratégicos de longo prazo entre a Marvel e a Sony.
Novas informações e gameplay do Wolverine
Um dos principais alvos dos vazamentos foi o jogo do Wolverine. Os materiais trouxeram informações como alguns possíveis cenários, mecânicas de gameplay e até mesmo os personagens que vão aparecer no título.
Claro que esses materiais ainda são bem preliminares, já que é um vazamento e o jogo só será lançado daqui a uns anos, mas já revela detalhes interessantes como por exemplo movimentações de golpes e técnicas de investigação. Um exemplo é que Wolverine terá o “poder” de cheirar os ambientes para investigar se há alguma presença oculta ou até mesmo descobrir o que aconteceu por ali colocando eventos na ordem correta.
More general gameplay leaks and title screen. Detective sequence of sniffing a trail and using PS5 touchpad to trace a claw pic.twitter.com/6kCDpPm6Bm
— Big Daddy V (@VslayerV) December 19, 2023
Os vídeos também mostram uma “revisão de animação” que foi feita no ano passado, em 2022, e mostra o personagem em algumas movimentações básicas como de luta, escalada e pulos, mas ainda bem preliminar.
Wolverine Gameplay Leak pic.twitter.com/wAVuT0EC4i
— Big Daddy V (@VslayerV) December 19, 2023
Além disso, também dá para perceber que Logan não será o único protagonista. Em alguns momentos é possível notar que o jogador poderá controlar outros personagens da franquia, como por exemplo a Fênix (Jean Grey), que foi um dos interesses amorosos mais marcantes do Wolverine nas HQs.
E em relação aos personagens, o material ainda revela quais atores irão estar no elenco. Liam McIntre estará no papel de Logan, emprestando sua voz ao personagem, enquanto Brett Gipson será Dentes-de-Sabre e Troy Baker (mesmo dublador de Joel em The Last of Us) será o Senhor Sinistro.
Wolverine cast pic.twitter.com/9yLvegeTNZ
— Big Daddy V (@VslayerV) December 19, 2023
Na descrição, eles revelam ainda que Dentes-de-Sabre será o irmão adotivo de Logan, e Senhor Sinistro será o pai adotivo de ambos. Eles também confirmam que Jean Grey será interpretada por Krizia Bajos e será a segunda protagonista do jogo. Outros nomes conhecidos também aparecerão no jogo, como Mística, interpretada por Nicole Pacent.
Claro que, vale ressaltar, o que é mostrado no vídeo ainda é em estágio inicial do jogo, então não representa a qualidade final. Por fim, eles revelaram ainda que a campanha do jogo será de mais ou menos 15 horas, e contará com a presença de vários heróis e vilões do universo da Marvel.
Fonte: CyberDaily
Deixe seu comentário