Recentemente, uma pesquisa revelou dados interessantes sobre as preferências dos gamers brasileiros, destacando que os jogos de estratégia são os favoritos de uma parcela significativa desse público.
O estudo, intitulado “Gameverso: Onde Tudo Está Conectado”, foi conduzido pela plataforma de consumer insights MindMiners e apresentou resultados reveladores sobre o comportamento e as escolhas dos jogadores no Brasil.
Leia também:
50% dos brasileiros mantêm o mesmo celular desde 2020/2021, revela pesquisa
PlayStation 4 segue como o console mais popular do Brasil, revela pesquisa
Dispositivos móveis são os mais usados para jogos
A pesquisa “Gameverso: Onde Tudo Está Conectado” trouxe alguns dados interessantes não apenas sobre as preferências dos gamers, mas também sobre a abrangência do público de jogadores no Brasil.
Com a participação de 2 mil pessoas com mais de 18 anos, o levantamento mostrou que impressionantes 83% dos respondentes estão envolvidos de alguma forma com jogos eletrônicos. Eles foram divididos em Geração Z (entre 18 e 26 anos), Millenials (entre 27 e 42 anos), Geração X (entre 43 e 58 anos) e Boomers (mais de 59 anos).
Dentro desse universo de jogadores, os perfis variam, com 60% sendo jogadores casuais, 14% jogadores sociais, 11% exploradores, 5% hardcore e 10% competitivos. Enquanto os casuais jogam vez ou outra sem muito envolvimento com os jogos, os sociais buscam mais por jogos cooperativos para se divertir com os amigos.
Quanto à frequência da jogatina, as pessoas que jogam pelo PC é que geralmente têm uma frequência maior de jogo, enquanto as que jogam pelo celular estão mais na opção “raramente”. A maioria dos entrevistados joga algumas vezes por semana (33%), dedicando cerca de 1 a 2 horas a cada sessão de gameplay (42%).
Além disso, a pesquisa abordou a plataforma de escolha para os jogadores. Não surpreendentemente, os dispositivos móveis lideram como a plataforma mais popular, com 74% dos entrevistados afirmando jogar em smartphones ou tablets. Em segundo lugar, estão os PCs/notebooks, escolhidos por 44% dos participantes, seguidos pelos consoles, que obtiveram a preferência de 43%.
Entre as pessoas que escolheram os dispositivos móveis, a pesquisa deu destaque para os gamers casuais e também para o público feminino, mostrando que as mulheres estão cada vez mais inseridas nesse tipo de comunidade. Além disso, a preferência pelos celulares pode ser explicada pelo valor do investimento. O celular é um aparelho que pode ser mais barato, é essencial para outras atividades, enquanto um pc para jogos ou um console é uma escolha um pouco mais cara.
Jogos de estratégia ganham destaque na preferência
De acordo com o levantamento, 39% dos entrevistados indicaram os jogos de estratégia como seu gênero favorito. Essa preferência destacada mostra como os desafios e a complexidade envolvidos nesse tipo de jogo cativam uma parte substancial da comunidade gamer no país.
Embora mais da metade das pessoas geralmente procuram conhecer um jogo mais a fundo antes de comprar, seja assistindo gameplays ou streams, o estudo revelou que 36% ainda realiza a compra do jogo sem procurar por esse tipo de informação antes, as cegas.
Outra descoberta interessante é a predileção dos brasileiros pelos títulos single player. O estudo revelou que 45% das pessoas jogam sozinhas, enquanto 35% preferem jogar com amigos reais.
Essa preferência por experiências singleplayer pode ser explicada por diversos motivos, principalmente porque a maioria dos jogos não dão a opção de jogar com outras pessoas e são bons jogos.
O estudo segue com mais informações sobre esse tipo de comportamento, mostrando o que as pessoas mais gostam de comer e beber enquanto jogam, por quais meios ficam ligados no mundo gamer, o que fazem quando não estão jogando, quais as redes sociais preferidas e muito mais.
Fonte: mindminers
Deixe seu comentário