Jogos da PlayStation Studios chegarão aos celulares

A Sony deverá entrar no mercado de games mobile em breve, levando para os celulares os principais títulos da PlayStation Studios, segundo um anúncio de uma vaga de emprego.

O anúncio em questão, postado pela Sony Interactive Entertainment, busca alguém para chefiar a divisão mobile da PlayStation Studios e desenvolver adaptações das principais franquias do PlayStation para os celulares.

Quem ocupar esse cargo será responsável por formar uma equipe com desenvolvedores de jogos mobile, servindo como chefe da nova unidade da PlayStation Studios.

Entretanto, a empresa não especificou quais serão os jogos adaptados, além de não incluir datas de lançamento, salientando que a divisão iniciará uma estratégia de negócios trabalhando de três a cinco anos na sua consolidação.

Portanto, não há nenhuma confirmação sobre uma versão de Uncharted, God of War, The Last of Us e vários outros games famosos, embora a empresa afirme que irá adaptar as franquias mais populares, para celulares Android e iOS.

PlayStation Studios no celular será mais uma tentativa para entrar no mercado mobile

O histórico da Sony com a indústria de jogos mobile não é tão positivo. A empresa japonesa nunca conseguiu lançar algo que obtivesse muito sucesso no mercado.  O PlayStation Phone, ou Xperia Play, lançado em 2011, não fez muito barulho, em uma época que smartphones games ainda não eram uma realidade.

A empresa japonesa já possui uma publisher para jogos mobile, a PlayStation Mobile. Entre os lançamentos dessa unidade estão o app do PlayStation, o PS Remote Play e alguns jogos, como o Uncharted: Fortune Hunter.

PlayStation Studios
Uncharted: Fortune Hunter foi lançado em 2016 para Android e iOS. Créditos: Sony Interactive Entertainment

No entanto, a PlayStation Mobile, nos últimos anos, focou em adaptar os jogos da PlayStation Studios para ports no PC, como Horizon. A adaptação de Days Gone para PC, aliás, também está sendo desenvolvida pela PlayStation.

Além disso, o modelo de negócios no mercado de games mobile é totalmente diferente do que a Sony está acostumada. Os jogos para celulares costumam seguir o modelo free-to-play, com transações financeiras in-game. A Sony, por outro lado, vende seus jogos first-parties por preços altos que correspondem por uma boa parte do lucro da empresa.

A Sony poderá seguir o mesmo caminho que a Nintendo fez, lançando games para mobile seguindo a linha dessa indústria. No entanto, isso dificultaria a adaptação de jogos que se baseiam, essencialmente, no formato single player.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!