Atualmente o supercomputador mais imponente do mundo é o chinês Sunway TaihuLight, com capacidade de processamento de 93 petaflops, porém o Japão tem planos de em 2017 superar a máquina chinesa, com um supercomputador capaz de entregar impressionantes 130 petaflotps de processamento, o que significa que ele é capaz de realizar 130 quatrilhões de cálculos por segundo.
De acordo com a Reuters o Ministério da Economia e Indústria irá investir cerca de 19,5 bilhões de ienes (cerca de US$ 173 milhões) no projeto. Além do mais alto desempenho esse supercomputador será o mais eficiente energeticamente. O objetivo é manter o consumo abaixo dos 3 megawatts. O Chinês Sunway TaihuLight, consome 15 megawatts.
Apelidado de ABCI ( AI Bridging Cloud Infrastructure ) esse supercomputador tem como objetivo criar avanços em um tema que é muito controverso atualmente: inteligência artificial. Essa máquina cuidará especialmente de Deep Learning, que é a forma da máquina imitar o cérebro humano, aprendendo novos conceitos, analisando dados e percebendo padrões. Dentre as situações que esse computador pode ser utilizado destacam-se as pesquisas em carros autônomos, e as melhorias em fábricas de automação.
A previsão é que o o ACBI seja oncluído até o final de 2017. Satoshi Sekiguchi, diretor do Instituto Nacional de Ciência Industrial Avançada e Tecnologia diz que o supercomputador será disponibilizado para uma quantia (não determinada) de empresas japonesas.
Abaixo listamos os 10 supercomputadores mais potentes do mundo. Confira!
– Sunway TaihuLight (China) – 93 petaflops
– Tianhe-2 MilkyWay-2 (China) – 33 petaflops
– Titan (EUA) – 17 petaflops
– Sequoia (EUA)- 17 petaflops
– Oakforest-PACS (Japão) – 13 petaflops
– K Computer (Japão ) – 10 petaflops
– Piz Daint (Suiça ) – 9 petaflops
– Mira (EUA) – 8 petaflops
– Trinity ( EUA) – 8 petaflops