O Gemini é o mais novo chatbot com inteligência artificial do Google, e agora ele já pode ser baixado de forma rápida e fácil nos smartphones Android aqui no Brasil. Sua chegada começa a sugerir a substituição do Google Assistente.
Anteriormente acessível apenas por meio de instalação paralela via APK ou pelo navegador web, o Gemini agora pode ser baixado diretamente da Google Play Store, a popular loja digital da plataforma para smartphones e tablets.
Leia também:
Apple poderá adicionar Gemini e OpenAI em seus iPhones
Gemini: IA do Google bloqueia respostas sobre eleições em vários países, incluindo o Brasil
Gemini direto da Play Store
Com a chegada do Gemini à Play Store brasileira, os usuários podem finalmente aproveitar a nova experiência mais integrada e acessível sem precisar recorrer a gambiarras e APK. Basta acessar a loja digital e procurar pelo aplicativo, ou então clicar aqui para iniciar o download de forma simples e direta.
No entanto, é importante observar que a instalação do aplicativo requer um dispositivo Android com pelo menos 4 GB de RAM e executando a versão 12 ou superior do sistema operacional.
O Gemini não é apenas o nome do chatbot em si, mas também o nome do modelo de linguagem subjacente desenvolvido e mantido pela Google. Atualmente na versão 1.5, o Gemini funciona de maneira semelhante a outros serviços de chatbot, como o ChatGPT, permitindo que os usuários interajam com a IA por meio de comandos de texto para obter respostas, sugestões e até mesmo conteúdo completo.
Já é possível substituir o Google Assistente, mas com ressalvas
Além disso, a chegada do Gemini marca o início da “aposentadoria” gradual do Google Assistente como o principal assistente virtual da empresa em dispositivos móveis. Com a substituição em curso, os usuários podem optar por tornar o Gemini seu assistente padrão, substituindo o Google Assistente.
Isso porque ao baixar o Gemini e abrir o aplicativo pela primeira vez, ele mostra uma página com o título de “Mude do Google Assistente para o Gemini”, mostrando as vantagens e desvantagens dessa troca. Ao escolher trocar, o Android vai usar o Gemini como Assistente Digital padrão.
Mas é possível voltar para o Google Assistente se quiser. Basta ir em Configurações, depois em Assistentes digitais do Google e selecionar o Google Assistente novamente para que ele volte a ser padrão.
Isso acontece porque, até o momento, o Gemini ainda não oferece todos os recursos nativos do Google Assistente, como controle de mídia e rotinas por comandos de voz. Apesar disso, a disponibilidade do Gemini representa um passo significativo para a Google na busca por oferecer experiências mais inteligentes e personalizadas aos usuários brasileiros de dispositivos Android.
Deixe seu comentário