Itália usará inteligência artificial para detectar quem sonega o imposto de renda

Itália usará inteligência artificial para detectar quem sonega o imposto de renda

Maurizio Leo, vice-ministro da Economia e Finanças da Itália, está disposto a usar toda a ajuda que puder para evitar a sonegação de impostos no país. Com isso, ele revelou que contará com tecnologia de inteligência artificial durante essa luta.

O anúncio foi feito durante a conferência “Vamos Simplificar a Itália”, e o uso da IA em conjunto com a fatura eletrônica pode ser o pilar para o plano de facilitar as verificações e agilizar os procedimentos para evitar a sonegação de impostos.

Leia também:

xAI: Elon Musk lança empresa de inteligência artificial
Sentinella: Burger King utiliza inteligência artificial para otimizar estoques e evitar desperdício de alimentos nos restaurantes

Itália na guerra contra sonegação fiscal

Maurizio Leo falando de inteligência artificial

De acordo com Maurizio Leo, é preciso mudar o rumo da autuação para que isso aconteça, já que a Itália conta atualmente com um déficit fiscal que está entre 75 e 100 bilhões, o que não é nada baixo.

“Entende-se que precisamos mudar o rumo da autuação. Hoje temos um déficit fiscal que oscila entre 75 e 100 bilhões e é alto, temos que combatê-lo com outras formas como o acordo com credores, o que não significa baixar a guarda. O combate à evasão tem de ser feito e vamos fazê-lo da forma mais eficaz possível, mas temos de o fazer com novos meios”.

Nesse intuito, a ideia é justamente usar inteligência artificial para tentar chegar a mais resultados e tentar apaziguar a situação.

“Temos que lutar contra a sonegação e vamos fazê-lo da forma mais eficaz possível, mas com novas ferramentas, com a tecnologia que temos à nossa disposição. Temos de usar a fatura eletrônica e a inteligência artificial , através da qual podemos dizer ao contribuinte ‘este é o seu rendimento’, sem dar descontos a ninguém”

Matteo Salvini, vice-primeiro-ministro e ministro das infra-estruturas e transportes da Itália, também deu declarações polêmicas sobre esse assunto, afirmando que atualmente existem milhares de italianos que estão reféns da Receita Federal. Com isso, ele realmente defende que o melhor a se fazer é usar o que for preciso para chegar a uma paz fiscal.

“Na minha opinião, os sonegadores totais podem ir para a cadeia e jogar a chave fora, mas se alguém tem um problema de até 30 mil euros que se arrasta há anos, vamos fechá-lo. Pedimos a ele uma parte e cancelamos todo o resto”.

Essa declaração fez com que o diretor da Receita Federal, Enersto Maria Ruffini, entrasse na conversa dando uma resposta. Durante a conferência, ele disse que:

“A luta contra a evasão fiscal não é a vontade de perseguir alguém, a Agência é uma administração do Estado, não uma entidade beligerante. É uma questão de justiça para com todos aqueles que – e são a grande maioria – pagam impostos, ano após ano, e os têm pago, sempre até ao último cêntimo, mesmo à custa de sacrifícios e apesar da inegável alta carga tributária. E de quem necessitar do apoio do Estado, prestado através dos serviços públicos com os recursos financeiros recuperados”.

Ruffini também revelou que em 2022 eles conseguiram recuperar globalmente o valor de mais de 20 milhões em evasão fiscal. Segundo ele, esse foi o resultado mais importante de todos os tempos, e por isso tomou um tempo para dizer o quanto estava orgulhoso do feito e agradeceu o trabalho dos colegas.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar nesse combate?

Hoje em dia podem existir diversos cenários onde a IA pode ajudar a evitar evasão fiscal. Alguns modelos conseguem selecionar de forma automática casos de auditoria, uma parte fundamental no processo de fiscalização. Outros modelos podem reconhecer fraudes em declarações fiscais subfaturadas, ou seja, eles analisam todos os dados das declarações para tentar encontrar qualquer indício de sonegação fiscal.

A IA também pode ser usada no combate à inadimplência, para garantir a regularidade e a previsibilidade da arrecadação.

De qualquer forma não se sabe exatamente como será esse plano da Itália ou como a inteligência artificial será usada nesse caso, mas ao que tudo indica a ajuda chegará em boa hora.

Fonte: corrierecomunicazioni

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X