Como mais do que esperado a Apple anunciou hoje o novo iPad.
Novo iPad, mas o botão Home continua lá
Quem esperava um processador quad-core não foi bem dessa vez: o processador principal A5X é dual-core com processador gráfico quad-core. Para o AnandTech parece mais uma boa e velha CPU Cortex A9 mais o processador gráfico PowerVR SGX543MP4. Para a Apple o novo SoC tem o dobro de desempenho gráfico que o A5 do iPad 2, e até quatro vezes mais do que o Tegra 3 da Nvidia. Em processamento geral ele é dado como duas vezes mais poderoso que o mesmo Tegra 3.
A tela retina, que não saiu da manchete de boatos por quase um ano, finalmente está presente. Ela traz a resolução de 2048×1536 numa tela de quase 10 polegadas. O processador gráfico mais poderoso suporta toda esta resolução sem problemas, com seus 3,1 milhões de pixels. A diferença visual que existia entre as telas do iPad 2 e do iPhone e iPod touch 4 agora foi eliminada, com o tablet da maçã entrando no mesmo caminho. Visualizar textos e fotos no novo iPad será como nunca antes nos tablets desse tamanho, uma medida que deverá ser adotada também por outros fabricantes
O novo iPad tem câmera de 5 MP com gravação de vídeos 1080p (full HD), com iluminação backside para ambientes escuros. Alguns filtros e aprimoramentos no software permitem obter imagens melhores, inclusive gravar vídeos com estabilização, além de otimizações no cancelamento de ruídos.
Um outro recurso interessante que não atende nosso idioma é o de ditado: a nova versão do iPad permite inserir textos em praticamente qualquer app usando a voz, mesmo em aplicativos de terceiros. Os poucos idiomas suportados são inglês, francês, alemão e japonês. Depois do Siri com o iPhone 4S esse recurso já era mais do que esperado.
A partir do dia 16 ele será comercializado nos Estados Unidos custando a partir de $499 (modelo de 16 GB), e a versão Wi-Fi + 4G por $629 com as operadoras (preço sugerido, poderá ser outro). O iPad 2 continuará sendo vendido com um desconto, indo para $399 a versão Wi-Fi de 16 GB. Para o Brasil nem precisa dar destaque ao suporte às redes 4G, né? Não fará diferença por aqui por um bom tempo.
O iOS 5.1 com algumas atualizações e o iTunes 10.6 já estão disponíveis. Outros aplicativos da Apple otimizados para a tela de alta resolução estão sendo atualizados também, como o iPhoto, iMovie e GarageBand. Mais detalhes estão no anúncio, com detalhes para os consumidores na página do produto. A Apple anda evitando chamar o novo iPad de iPad 3 no seu site.
Entre outros anúncios, o Siri agora suporta também o idioma japonês e a Apple TV está ganhando uma versão full HD. Já estava passando da hora, afinal a velha resolução HD (1280×720) deixou de ser padrão nas TVs há muito tempo.
Atualização: o iPad 2 mais básico na loja online da Apple Brasil teve redução de R$ 250 no preço (modelo de 16 GB Wi-Fi). Ainda não sabemos o valor do iPad 3 por aqui, mas o 2 mais básico ficou por R$ 1399 (e os outros também tiveram a redução).