A nova atualização para iPhones, o iOS 17, foi apresentada ao mundo oficialmente durante o WWDC que aconteceu esse ano, e a versão beta de testes foi finalmente liberada para testadores “comuns”.
Antes, o iOS 17 só estava disponível para testes para desenvolvedores, e agora finalmente começa a chegar para mais pessoas, revelando algumas novidades e recursos que são bem interessantes.
Leia também:
iOS 17 não chegará para todos! Confira modelos de iPhone que ficarão de fora da lista
Google lança propagandas do Pixel 7 fazendo piada com iPhone 14
iOS 17 conta com muitas novidades
Em junho desse ano, a Apple liberou o iOS 17 Beta 1 apenas para desenvolvedores, porém dessa vez mais pessoas puderam ter acesso a essa versão já que a Apple acabou com a assinatura anual paga para quem quisesse ter acesso imediato a essas versões beta de desenvolvedores.
Antes o Apple Developer Program tinha um custo de assinatura de US$ 99, que dava quase R$ 480 na cotação atual. Porém, agora com a gratuidade, qualquer pessoa pode se inscrever como desenvolvedor para testar essas versões mais recentes do SO da Apple. Além do iOS 17, também é possível testar iPadOS 17, macOS, Sonoma, watchOS 10 e tvOS 17.
Com isso, algumas novidades na verdade já não são mais surpresa, como o Modo StandBy, atividades ao vivo retrabalhadas, possibilidade de compartilhar contatos através do NameDrop e mensagens do FaceTime em vídeo. Conheça mais detalhes sobre algumas delas.
Transformando fotos em adesivos
No iOS 16 a Apple já tinha dado aos usuários a opção de recortar fotos de amigos e parentes, mas até então não tinha muito o que se fazer com isso. No iOS 17 essa funcionalidade se torna mais divertida, já que ele traz a opção de transformar esses recortes em adesivos.
Ao tocar e segurar uma foto, é possível tirar o fundo e transformar em um adesivo, até mesmo adicionando detalhes como a borda branca ou um visual holográfico. E, claro, dá para usá-los em conversas do iMessage, que é a verdadeira finalidade da função.
As fotos ao vivo também podem ser transformadas em adesivos animados, o que é bem interessante e pode trazer elementos mais pessoais para as conversas. Inclusive também dá para usar esses adesivos em aplicativos mensageiros de terceiros, porém eles perdem um pouco da qualidade.
Modo StandBy
O modo StandBy também é um dos que se destacam, transformando o iPhone em um verdadeiro relógio de cabeceira. Para ativar é só virar o aparelho de lado enquanto ele está carregando na tomada e pronto. Além do relógio, também é possível escolher outros mostradores como por exemplo de um calendário com widgets ou até mesmo exibições de fotos. E isso vale também para carregadores com fio quanto o Qi ou MagSafe sem fio.
E é possível também já manter suas preferências configuradas, então quando coloca o iPhone em um carregador MagSafe original, ele vai lembra qual a tela de StandBy que você prefere e já colocá-la automaticamente. Isso só vale para o MagSafe, entretanto, e não o Qi, mas aí é uma opção se essa pequena vantagem vale a pena ou não.
Outro detalhe que vale destacar é que apenas o iPhone 14 Pro mantém a tela StandBy ligada a todo momento. Ou seja, qualquer outro que não seja um 14 Pro só mantém a tela ligada por alguns segundos e depois desliga. Para acender a tela StandBy novamente é preciso tocar nela ou simplesmente tocar na superfície onde o iPhone está colocado. Isso nem sempre é muito preciso, mas funciona em diversas situações, como acontece com o Apple Watch no modo de cabeceira.
Recurso de correção está melhor
O teclado do iPhone recebeu também diversas pequenas atualizações que, somadas, tornam a experiência de uso ainda melhor. Uma delas é que não está mais corrigindo palavrões automaticamente, embora ainda sugira uma palavra semelhante enquanto o usuário digita, mas ao apertar a barra de espaço a palavra continua lá como foi escrita originalmente.
E as palavras que ainda não corrigidas automaticamente ganham um sublinhado azul, assim evita que uma correção seja feita de forma errada e o usuário não veja antes de enviar a mensagem. Também ficou mais fácil reverter essa correção, é só clicar em um ícone alinhado com o texto.
Correio de voz ao vivo
Esse recurso funciona da seguinte forma: quando você recebe uma ligação no iPhone, é possível ativar o correio de voz na tela da chamada. Dessa forma, a pessoa do outro lado entende que a ligação foi para a “caixa de mensagem” e poderá deixar uma mensagem de voz para que você possa ouvir depois. Porém, diferente do que acontece normalmente, essa mensagem não vai para o correio de voz da operadora de celular e sim é transcrita na tela do aparelho na mesma hora.
Durante a transcrição, a depender da mensagem, você pode atender na mesma hora caso seja algo urgente, bloquear o número se for algum spam ou simplesmente deixar que a pessoa deixe a mensagem e depois desligar, já que pode ser oferta de alguma promoção, por exemplo. Já no caso de números conhecidos, também há a opção de deixar uma mensagem.
O Android já tem um recurso parecido, principalmente nos smartphones Pixel do Google, mas nesse caso é o Google Assistente que “atende” a chamada para o usuário.
No fim, pode ser um recurso bem interessante principalmente quando se recebe uma chamada de um número desconhecido e não sabe se é alguém ligando de verdade ou se é apenas aquelas ligações de spam ou telemarketing.
Chegada de mais emojis
Embora esse recurso não esteja já disponível, também é uma boa notícia para quem pretende usar o iOS 17 em breve. A Emojipedia, o site que é referência em documentação de emojis Unicode, já confirmou que o novo sistema operacional da Apple receberá a adição de mais 108 emojis até o ano que vem.
Entre as novidades estão figurinhas novas e também variações em tons de pele e gênero para figurinhas já existentes. A lista com as novidades deverá ser aprovada em setembro e chegará para a próxima atualização do iOS.
Isso significa que provavelmente eles só chegarão mesmo no começo do ano que vem, mais precisamente em março de 2024, com a chegada do iOS 17.2 ou iOS 17.3.
iPhones que vão receber o iOS 17
Lembrando que não é todo modelo de iPhone que vai receber a atualização para o iOS 17 e sim aqueles lançados a partir do XS, ou seja:
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone XR
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone 12
- iPhone 12 mini
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone 13
- iPhone 13 mini
- iPhone 13 Pro
- iPhone 13 Pro Max
- iPhone 14
- iPhone 14 Plus
- iPhone 14 Pro
- iPhone 14 Pro Max
- iPhone SE (2ª e 3ª geração)
Embora ainda não tenha data certa para lançamento, é possível que o iOS 17 seja lançado para todos a partir de setembro desse ano, na mesma época do lançamento do iPhone 15.
Fonte: The Verge
Deixe seu comentário