O Collins, reconhecido como um dos dicionários mais respeitados do mundo, elegeu a palavra do ano para 2023. A escolhida foi o termo “Inteligência Artificial“. Segundo a HarperCollins, responsável pelo dicionário, o uso dessa palavra quadruplicou em 2023.
“Nós sabemos que a inteligência artificial foi um grande foco este ano, de forma que ela se desenvolveu e rapidamente se tornou onipresente em nossas vidas pelo e-mail, streaming ou qualquer tecnologia cotidiana futurista”, afirma Alex Beecroft, diretor editorial da Collins.
O dicionário classifica inteligência artificial como a “modelagem de funções mentais humanas por programas de computador. Embora a IA já esteja presente no mercado há muito tempo, o salto de popularidade em massa se deu a partir do ano passado, com o lançamento do ChatGPT, e toda a onde de serviços de IA generativa. Capaz de produzir imagens, vídeos, músicas, entre outras coisas. Serviços que estão a alguns cliques de distância de usuários em todo o mundo.
Além da popularidade do termo, o que também cresceu foi o nível de atenção a velocidade com que a IA está avançando, e os reflexos disso para o futuro da sociedade. Algumas personalidades se posicionam com mais parcimônia ao progresso da IA enquanto outros defendem que não é possível interromper o desenvolvimento.
Essa é a visão de Bill Gates. Em abril, o empresário se manifestou a respeito do pedido de alguns empresários e especialistas para que as pesquisas com IAs fossem interrompidas por enquanto por medo do risco que isso pode trazer à sociedade. Segundo ele, é preciso encontrar formas de abraçar e utilizar essa tecnologia da forma certa, e que ela não vai desaparecer. Gates também já disse que a inteligência artificial é tão importante quanto o PC ou a internet.
A lista avaliada pela Collins incluiu também palavras como “greedflatation – uso da inflação como desculpa para elevar preços artificialmente e com isso melhorar os lucros. “Nepo baby”, termo que representa filhos de celebridades que assumiram as carreiras exercidas pelos pais, e também “canon event” – evento fundamental na formação de um indívido.
Deixe seu comentário