Um programa de inteligência artificial desenvolvido pela Sony conseguiu derrotar o campeão mundial de Gran Turismo, famoso jogo de corrida para os consoles PlayStation.
Leia também: Gran Turismo 7 ganha trailer mostrando recursos para o PS5
A inteligência artificial chamada Gran Turismo Sophy foi desenvolvida pela Sony Interactive Entertainment e outras empresas parceiras, que publicaram o processo na revista acadêmica Nature.
https://twitter.com/SonyAI_global/status/1491444693439295490
A Sony utilizou milhares PlayStation 4 para treinar o modelo de inteligência artificial, que, segundo a Sony, é “inteligente o suficiente para seguir linhas de corrida otimizadas e executar ultrapassagens, respeitando, ao mesmo tempo, outros jogadores e a etiqueta da competição”.
Várias versões da Sophy jogaram Gran Turismo por milhares de horas, percorrendo milhões de quilômetros no jogo, para descobrir as melhores táticas de corrida e como derrotar os oponentes.
Com esse treinamento, a Sophy conseguiu calcular, simultaneamente, uma vasta gama de dados, como, por exemplo, a probabilidade de cada tipo de resultado, em vez de uma forma mais generalizada.
Um sistema de recompensa foi o responsável por ensinar à IA a etiqueta básica do jogo, para evitar que a Sophy utilize métodos para se sobressair durante a corrida.
Quatro campeões de Gran Turismo perderam para a Inteligência Artificial
O projeto foi criado para oferecer oponentes mais estimulantes aos jogadores amadores e profissionais. Aliás, os pro players de Gran Turismo se mostraram animados após jogar contra a inteligência artificial.
A Sony publicou vídeos de pro players jogando contra a inteligência artificial. Confira abaixo o brasileiro Igor Fraga, campeão da primeira edição do torneio mundial de Gran Turismo.
O atual campeão, Tomoaki Yamanaka, do Japão, afirmou se sentir frustrado por perder para uma Inteligência Artificial pela primeira vez.
A Sophy derrotou quatro campeões mundiais, comprovando a eficiência da Inteligência artificial da Sony.
Sony irá utilizar a Sophy em outras áreas
O CEO da divisão de Inteligência Artificial da Sony, Hiroaki Kitano, afirmou que o plano da empresa, além de contribuir com a comunidade gamer, é utilizar a IA em outras áreas, como veículos autônomos e robótica.
A Inteligência Artificial Sophy não estará em Gran Turismo 7, que será lançado no dia 4 de março, para PS4 e PS5. No entanto, a Sony afirmou que implementará a inteligência artificial nos próximos jogos da franquia.