A Intel anunciou hoje os novos processadores da 11ª geração Tiger Lake-H para sistemas portáteis, incluindo notebooks ultrafinos, notebooks gamers e workstations mobile.
Essa é a primeira atualização da microarquitetura Tiger Lake, que conta com até oito núcleos de processamento Willow Cove. Diferentemente do Rocket Lake, esse novo chipe é desenvolvido com o novo processo de fabricação de 10 nm da Intel.
Foram lançados cinco processadores para consumidores e cinco para empresas. Os modelos inclusos são de 35 W, exceto o Core i9-11980HK, de 65 W.
O chip Tiger Lake-H é de 190 mm² e possui diversas diferenças em relação ao Tiger Lake-U de quatro cores, o primeiro processador da 11ª geração lançado pela Intel.
A mudança principal é no número de cores, que agora são oito. Cada um desses oito cores possui 1,25 MB de cache L2 dedicado e 24 MB de cache L3 compartilhado.
As capacidades gráficas são baseadas na 12ª arquitetura de gráficos Xe LP da Intel, mas com unidades de execução reduzidas para 23. Além disso, o chip possui 20 lanes de interface PCI-Express 4.0 e um canal duplo de controle de memória DDR4.
De acordo com a Intel, os novos chips possuem níveis de desempenho superiores aos da 10ª geração Come Lake. Além disso, a empresa afirma que o salto tecnológico de geração é de 19%.
Ainda de acordo com a Intel, o modelo principal, Core i9-11980HK, entrega níveis de desempenho melhor na taxa de quadros em jogos como Hitman 3, Far Cry New Dawn e Tom Clancy’s Rainbow Six Edge.
Outrossim, esse processador, segundo aponta a Intel, supera o rival AMD 5900 HX. O modelo Core i5-11400H, desenvolvido para notebooks ultrafinos, garante melhor performance que o Ryzen 9 5900 HS.
Desse modo, o lançamento dos novos chips Tiger Lake-H corresponde à tentativa da Intel de bater de frente com a AMD, que lançou os processadores Ryzen 5000 para notebooks e recebeu inúmeros elogios.
Leia também: AMD anuncia a série de APUs Ryzen 5000G, baseada em Zen 3 e com chip gráfico Vega