Ontem (26) a Intel lançou sua primeira placa de vídeo dedicada, Iris Xe. No entanto, embora seja um produto externo, essa GPU não irá funcionar em PCs com processadores da AMD.
Essa informação é estranha, pois as GPUs da Nvidia e, sobretudo, da AMD costumam funcionar em computadores com processadores da Intel.
A Intel explicou essa limitação da Iris Xe: ela está atrelada aos processadores para desktop da nona e décima geração, Coffee Lake-S e Comet Lake-S, respectivamente, e das placas-mãe em chipset.
Portanto, a nova placa de vídeo fará parte de uma estrutura maior. Segundo um porta-voz da Intel, “essas placas-mãe precisam de uma BIOS especial para serem compatíveis com a Iris Xe. Sendo assim, as GPUs, não serão compatíveis com outros sistemas.”
Além disso, segundo informações do The Verge, essa restrição faz mais sentido quando consideramos o público alvo dessa nova GPU.
A Intel está trabalhando com a Asus e outras empresas para vender essas placas aos montadores de PCs, que irão inseri-las em sistemas pré montados.
A ideia inicial da empresa é, simplesmente, aprimorar o que está disponível para computadores medianos para empresas.
Com isso, não será possível comprar essas placas de vídeo separadamente, pois a Intel pretende oferecer uma forma de otimizar a aceleração de hardware e o suporte a múltiplas telas no âmbito profissional.
Diferentemente da AMD e da Nvidia, a Iris Xe não é para jogos ou design, mas a Intel trabalha na arquitetura Xe-HPG para, possivelmente, lançar uma placa de vídeo que possa competir nesse mercado.