A Intel, uma das maiores fabricantes de processadores do mundo, confirmou ao renomado site Tom’s Hardware que interrompeu o envio de alguns de seus processadores Xeon Sapphire Rapids de quarta geração devido à descoberta de um bug.
O problema, que surgiu em meados de junho, pode interromper a operação dos sistemas que utilizam tais processadores. A gravidade do problema levou a empresa a tomar medidas preventivas.
Leia também
Intel anuncia mudanças na nomenclatura dos chips; sai o “i” e entra o Core Ultra
Intel rompe com o passado e se prepara para lançar arquitetura x86-S sem suporte a 32 bits
Bug ocorre apenas em um tipo de chip
Um porta-voz da Intel revelou ao portal de tecnologia do que se trata o problema. Ele disse:
“Tomamos conhecimento de um problema em um subconjunto de processadores Intel Xeon Medium Core Count (SPR-MCC) de 4ª geração que poderia interromper a operação do sistema sob certas condições e estamos investigando ativamente.
Esse problema não foi observado ao executar software disponível comercialmente, e outros SKUs do processador Intel Xeon de 4ª geração (ou seja, XCC e HBM) não exibiram o problema. Como precaução, pausamos temporariamente algumas remessas SPR MCC enquanto ganhamos confiança na mitigação de firmware e esperamos liberar as remessas restantes em breve.”
Os modelos MCC, que seguem uma arquitetura monolítica, são os mais vendidos pela Intel, pois são utilizados em chips que alcançam até 32 núcleos. As variantes XCC, por outro lado, têm um escopo de 36 a 60 núcleos. A Intel não revelou quais foram os SKUs afetados pelo problema e manteve a posição de apenas impedir que mais deles sejam distribuídos e causem problemas.
Bug pode ser resolvido com uma atualização de firmware
A boa notícia é que a Intel acredita que o problema pode ser resolvido por meio de uma atualização de firmware. Se for isso mesmo, vai dispensar a necessidade de uma revisão no hardware. Isso também significa que não será necessário fazer um recall dos processadores que já foram entregues.
É importante ressaltar que a Intel tem enfrentado críticas por causa dos atrasos e problemas de design dos processadores Sapphire Rapids. A companhia prometeu que não repetirá os mesmos erros na próxima geração, Emerald Rapids. No entanto, apenas o tempo dirá como eles se sairão no mercado.
A interrupção das remessas é um movimento incomum, sugerindo que este pode ser mais do que um simples erro. A Intel não esclareceu quando planeja retomar as remessas de seus chips Sapphire Rapids MCC, mas a situação está sendo monitorada de perto.
Este incidente destaca os desafios enfrentados pelas empresas de tecnologia na produção de hardware complexo. Quase todos os chips complexos têm erros conhecidos e desconhecidos que são corrigidos com firmware, driver e soluções de software. No entanto, quando esses bugs levam a uma interrupção nas remessas, isso indica que o problema é mais sério do que um bug rotineiro.
Fonte: Tom’s Hardware
Deixe seu comentário