Quase todo mundo bate na tecla que os desktops estão em baixa, devido principalmente a popularização do setor móvel, porém os avanços da indústria em tentar minimizar essas perdas são grandiosos, principalmente no que diz respeito a trazer o conceito da miniaturização para os desktops, com a produção dos mini-PCs e de formatos de placas para suprir essas configurações.
Além dos formatos mais conhecidos que ainda lembram um computador convencional, novos modelos como os de formato stick começam a dar seus passos, e para uma que essa caminhada possa dar passos largos é necessário que grandes nomes desenvolvam aparatos para isso. Uma das companhias que está mais acreditando no crescimento de computadores de mesa mais compactos e até PCs de bolso é a Intel que disse que continuará desenvolvendo novos formatos de placas para agregar esse conceito.
Recentemente noticiamos que a Intel havia apresentado o 5×5, uma novo formato de placa-mãe voltada para os mini-PCs, que se junta ao plantel com modelos como o mini-ITX, Intel NUC, Mini Lake e o Compute Stick, que é o menor dos formatos e incorpora o computador de bolso Stick da própria Intel.
De acordo com alguns analistas o mercado de sistemas compactos irá continuar crescendo, atingindo a marca de 8 milhões de unidades em 2018, e como a Intel atua no segmento de microprocessadores, nada mais inteligente do que investir em um segmento que está em ascensão
A Intel acredita que os mini-PCs irão ser os responsáveis por levar a computação para novas áreas que ainda não puderam ser exploradas. Qual a sua opinião sobre os mini-PCs? Deixe seu comentário abaixo.