Revelado nesta semana, os processadores Core Ultra 200s chegarão ao mercado no final de outubro. Junto com as informações referentes a nova linha, como o suporte para até 192 GB de RAM DDR5-6400, a companhia confirmou esses novos chips terão menos desempenho que as opções com 3D V-cache da AMD.
Durante uma coletiva de imprensa, o representante da Intel, Robert Hallock, admitiu que a nova linha será inferior aos AMD Ryzen 7000 com 3D V-Cache em jogos, Hallock citou como exemplo o modelo Ryzen 9 7950X3D.
Segundo Hallock, os novos processadores da Intel estão cerca de 5% abaixo em relação ao Ryzen 9 7950X3D. O representante da Intel diz que essa margem não é uma notícia tão caótica, “considerando que temos um cache embutido no processador e um ótimo IPC, afirmou Hallock.
AMD prepara novas opções com 3D V-Cache
Uma grande questão nesse ponto da diferença de performance entre os Core Ultra 200 e os chips com 3D V-Cache é que a AMD já está engatilhando uma nova geração desses chips. Segundo os rumores, a AMD deve apresentar os novos processadores com 3D V-Cache ainda este mês.
O Ryzen 7 9800X3D, com 8 núcleos, deve ser o primeiro modelo que chegará ao mercado. A previsão é que o lançamento ocorra em novembro.
Segundo slides vazados, a AMD está bem otimista com o desempenho desses novos processadores, já que ele deve proporcionar um aumento significativo no desempenho em jogos graças às mudanças na capacidade e no layout do cache do 3D V-Cache, possivelmente o uso desse tipo de memória nos dois CCDs (Chiplets) do processador.