Após confirmar no ano passado o desenvolvimento de rolagem vertical de stories, similarmente ao TikTok, o Instagram começa a testar o recurso em alguns países.
O Brasil é um desses países que recebeu o novo recurso, como informou no Twitter Thássius Veloso, do editorial de tecnologia do jornal O Globo. Obviamente, a novidade é uma tentativa de competir com o TikTok, que reduziu o engajamento do Instagram e ameaça a hegemonia do principal produto de Mark Zuckerberg.
https://twitter.com/thassius/status/1481261343785246727
O desespero do Meta (Facebook) com a queda de popularidade do Instagram é tão grande quando observamos o enfoque maior em vídeos nos Stories.
Aliás, em dezembro, o Instagram, em fase de testes, aumentou o limite da duração dos vídeos dos Stories para 60 segundos. Anteriormente, o recurso do aplicativo permitia vídeos com até 15 segundos de duração.
Leia mais: Stories de 60 segundos no Instagram chega para mais usuários
Após o Reels, rolagem vertical é mais uma tentativa do Instagram para derrubar o TikTok
Além do Brasil, usuários na Turquia também notaram a mudança no formato de rolagem dos Stories do Instagram.
https://twitter.com/MattNavarra/status/1481333910743232517
Há sentido em adicionar a rolagem vertical nos Stories do Instagram, pois, assim como no TikTok, há uma sensação de maior naturalidade em relação ao formato horizontal.
Isso porque o conceito de Infinite Scroll (Rolagem Infinita), em que o conteúdo continua surgindo conforme os usuários chegam ao final da página, influenciando o uso recorrente. O Infinte Scroll é bastante criticado por influenciar o vício em redes sociais, mas seus resultados são bastante satisfatórios às mídias sociais.
Leia também: A versão chinesa do TikTok limita que as crianças usem o app 40 minutos por dia
Atualmente, a maioria dos aplicativos mobile possuem esse recurso, cuja aplicação nos Stories do Instagram pode potencializar o engajamento da plataforma e atrair usuários da Geração Z, que são o maior público do TikTok.
Por outro lado, a rolagem vertical dos Stories do Instagram seria o último prego no caixão do conceito que Kevin Systrom queria lançar quando criou o app em 2010, em parceria com o brasileiro Mike Krieger.
Desde a aquisição do Instagram pelo Facebook, em 2012, ocorreram várias alterações no conceito de plataforma que Systrom e Krieger queriam lançar, resultando em sua saída da companhia em 2018.
A ideia de Systrom era uma plataforma para compartilhar fotos, mas, como Zuckerberg entrou no jogo, mudanças aconteceram gradativamente.
Dito isso, a rolagem vertical nos Stories do Instagram, possivelmente, fará com que a empresa priorize a publicação de vídeos em detrimento de imagens para, portanto, ficar em pé de igualdade com o TikTok.
Um exemplo da obsessão para superar o TikTok foi a mudança nos algoritmos do Instagram. A plataforma inseriu os Reels — recurso inicialmente planejado para competir com o TikTok — na página inicial do Instagram.
Embora a iniciativa do Reels não tenha sido um fracasso total, o recurso foi empurrado para a seção “explorar”. Agora, os Reels aparecem no topo da página e com rolagem vertical similar ao TikTok.
Fonte: 9to5Mac