Ontem, Adam Mosseri, o chefe do Instagram, anunciou uma atualização bem interessante para a plataforma, permitindo que usuários em todo o mundo possam fazer download de Reels públicos diretamente para seus dispositivos.
O recurso, que até então só estava disponível para usuários nos Estados Unidos, chega como mais uma opção para facilitar tanto o compartilhamento desses conteúdos ou até mesmo para salvar nos dispositivos e poder visualizar sem a necessidade de abrir o app ou ter internet.
Leia também:
Instagram pode permitir Reels com até 10 minutos de duração
Spotify lança Reels Chart, playlist com as 50 músicas mais populares do Instagram
Reels baixados contam com marca d’água
A atualização é bem vinda para muitos usuários, já que antes dela os usuários estavam limitados a salvar Reels apenas dentro do aplicativo Instagram. Ou seja, só dava para ver de novo entrando no aplicativo e com internet.
Agora, com a capacidade de baixar Reels para dispositivos, os usuários têm a liberdade de compartilhar, armazenar e acessar esse conteúdo de maneira mais conveniente. Essa mudança segue a tendência de outras plataformas de mídia social que buscam oferecer aos usuários maior controle sobre o conteúdo que consomem.
Uma característica importante dessa atualização é a introdução de uma marca d’água do Instagram nos Reels baixados, exibindo o nome da conta, semelhante à marca d’água que é comum no TikTok para garantir que o criador do conteúdo seja devidamente destacado e impedir apropriação indevida.
Para fazer o download do vídeo é só ir no botão de compartilhar e escolher a opção de download por ali.
Controle de privacidade e restrições de áudio
A novidade também chega com algumas soluções para garantir a privacidade dos usuários. Primeiro, o Instagram implementou a capacidade de desativar o download para Reels individuais para quem não quiser ter seu conteúdo compartilhado dessa forma.
Isso oferece aos criadores de conteúdo um maior controle sobre como seu material é distribuído e compartilhado. A opção de desativar o download pode ser encontrada em Configurações > Privacidade > Reels and Remix, onde os usuários podem ativar ou desativar a opção “Permitir que as pessoas baixem seus Reels”.
Outra observação importante é que, ao baixar um Reel que utiliza uma trilha de áudio licenciada, o vídeo baixado não conterá áudio. Essa medida visa proteger os direitos autorais e incentivar o uso de trilhas de áudio originais. Apenas Reels com faixas de áudio originais terão som nos clipes baixados.
Novidade chega para todos gradualmente
O Instagram lançou primeiro esse recurso de download de Reels para usuários nos Estados Unidos em junho desse ano, e agora está expandindo globalmente. Isso mostra que os usuários americanos tiveram respostas positivas em relação a novidade, o que incentivou a empresa a torna-la acessível para o resto do mundo.
Lembrando que essas novidades geralmente chegam de forma gradual, então se ainda não apareceu no seu Instagram, lembre-se de sempre manter o aplicativo atualizado que em pouco tempo ela estará acessível.
Fonte: techcrunch
Deixe seu comentário