Instagram faz vista grossa para anúncios de golpistas

Instagram faz vista grossa para anúncios de golpistas

Golpes na internet não são algo novo e nem são raros. É justamente por isso que eu acho que as redes sociais deveriam ter mecanismos mais eficientes e robustos para combater esse tipo de crime. Ainda mais quando está na cara de que o post – no caso, um post patrocinado – é um conhecido golpe.

Chamado de “golpe do robô do Pix” ou “Urubu do Pix”, nas últimas semanas diversos usuários relataram ter visto anúncios desse golpe no Instagram. Os posts patrocinados aparecem tanto no feed quanto nos stories. Um dos usuários denunciou o patrocinado para o Instagram, que simplesmente respondeu dizendo que não havia violações das políticas da plataforma.

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Eu mesmo já vi alguns anúncios que claramente são golpes. Denunciei todos eles. Mas não obtive nenhuma resposta da rede social. Para mim, isso é um caso típico de “vista grossa” por parte do Instagram. Será que a plataforma está liberando “qualquer coisa” desde que paguem?

Golpe “Urubu do Pix”

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Golpe “Urubu do Pix” está sendo veiculado como anúncio no Instagram

Todo dia saem de casa um malandro e um otário. Quando os dois se encontram, sai negócio”. Esse é um dos ditados mais certos que existem. O golpe do “Urubu do Pix” já existe há bastante tempo e já foi denunciado há meses. Mas, como pode ver, criminosos e estelionatários continuam investindo nele. Afinal de contas, muita gente ainda deve cair nesse conto do vigário.

Os anúncios mais recentes até tentam passar um ar mais profissional no golpe. Usando palavras como “investimentos”, os anúncios prometem retornos absurdos e imediatos. Por exemplo, ao transferir um Pix no valor de R$ 50, a pessoa supostamente receberá R$ 500 de volta. Que maravilha, não!?

E para passar ainda mais confiança, os golpistas dizem que os interessados podem fazer um Pix de teste. Claro, utilizando um valor menor e com uma “margem de lucro” menor também. Assim a pessoa perde o medo e ganha coragem para “investir no golpe”.

Alguns anúncios veiculados nos stories trazem até a “Tabela Oficial do Pix”. Essa tabela mostra os valores que o usuário deve transferir e quanto receberá de volta.

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Regras existem, mas elas não são seguidas pela plataforma

A Meta possui regras bem claras com respeito à veiculação de anúncios. Inclusive, há uma página de suporte dedicada a falar apenas dos “Padrões de Publicidade”. Ou seja, o que pode e o que não pode ser veiculado como anúncio. A empresa também possui uma página onde traz políticas sobre fraude e dolo. Ambas as páginas trazem uma série de regrinhas.

As páginas falam que todos os anúncios passam por uma análise antes de irem efetivamente ao ar. E realmente é verdade. Se você criar uma conta no Gerenciador de Anúncios, por exemplo, e fizer todo o processo para subir uma campanha, verá que o status “Em análise” ficará por algum tempo. Às vezes demora alguns minutos, mas na maioria dos casos demora algumas horas para a campanha ser liberada e começar a ser veiculada para o público-alvo definido.

No entanto, é bastante provável que essa análise inicial seja feita por um algoritmo. E não por uma pessoa de verdade. Qualquer ser humano com o mínimo de bom senso percebe que estes anúncios são criminosos. Eles podem até não violar as políticas do Instagram, mas violam o Código Penal, mais especificamente o Art. 171.

Sobre o Autor

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Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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