Influenciadores gerados por IA superam humanos em engajamento, revela pesquisa

Influenciadores gerados por IA superam humanos em engajamento, revela pesquisa

De acordo com uma pesquisa do HypeAuditor, as personalidades criadas por inteligência artificial estão registrando taxas de engajamento impressionantes, chegando a 6,5% – um número que ultrapassa, e muito, a média de influenciadores humanos, cujos índices geralmente não atingem esse patamar.

Os números destacam que essa nova geração de influencers, composta por personagens gerados por computador, está atraindo marcas de todos os setores. “Essas personalidades digitais, sem as limitações humanas como fadiga ou controvérsias pessoais, oferecem uma alternativa segura e eficiente para as empresas, permitindo que campanhas publicitárias sejam conduzidas de forma contínua e sem interrupções”, destaca a Portão 3, plataforma de gestão de pagamentos para grandes empresas e indústrias, em nota.

Ainda que essas personalidades virtuais estejam conquistando espaço, a discussão sobre autenticidade e conexão emocional permanece em aberto. Para Luiz Guardieiro, Diretor de Receita da P3, muitas marcas e consumidores ainda preferem a interação com humanos reais, uma vez que os embaixadores tradicionais oferecem a experiência de vida e as vulnerabilidades que criam laços emocionais genuínos com o público.

“Os números falam por si: os influenciadores virtuais não são apenas uma tendência passageira, mas uma realidade que está moldando o futuro do marketing digital. As marcas que buscam maior controle sobre suas campanhas e desejam evitar riscos estão cada vez mais investindo nessas figuras digitais, que podem ser totalmente programadas para atender às necessidades específicas de cada projeto”, diz.

Com o avanço da tecnologia e a criação de personagens cada vez mais realistas, é provável que o debate sobre a ética e os impactos dessa substituição no marketing continue a crescer. Por ora, os influenciadores virtuais se mostram uma solução eficiente para as marcas, ao mesmo tempo, em que lançam um desafio aos influenciadores humanos: manter sua relevância em um cenário de rápida evolução tecnológica.

Sobre o Autor

Avatar de William R. Plaza
Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X